Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Ambiente limpo promove a segurança e o bem-estar dos pets

É preciso cuidados especiais com os produtos de limpeza próximo dos cães e gatos

Sérgio Dias

Sexta - 29/09/2023 às 11:16



Foto: Pixabay Ambiente limpo promove a segurança e o bem-estar dos pets
Ambiente limpo promove a segurança e o bem-estar dos pets

Manter um lar organizado e limpo não é uma tarefa fácil, pelo contrário. O acúmulo de sujeira, desorganização e até mesmo a falta de tempo para lidar com todas as atividades podem dificultar a rotina. No dia a dia, principalmente para quem tem um pet, trata-se de um verdadeiro desafio manter tudo em ordem.

Mas é fundamental ter um ambiente limpo e organizado para ter mais qualidade de vida e conforto para o tutor e os pets. Dessa maneira, é importante conhecer algumas dicas para ajudar a superar os desafios da limpeza e manter os pets em segurança.

Que tal saber mais sobre o assunto? O Piauí Hoje preparou na coluna dessa semana algumas dicas para manter o bem-estar dos animais.

Uma casa com animais é sempre cercada de amor e alegria, mas alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar dos bichinhos e a limpeza do ambiente é um deles.

A maioria dos animais é extremamente sensível e ao mesmo tempo curiosa e brincalhona. Por isso a atenção aos produtos de limpeza e ao que está ao alcance deles deve ser redobrada para que acidentes sejam evitados.

Substâncias neutras são as mais recomendadas para a higienização, como explica João Pedro Fidelis Lucio, responsável técnico da Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial.  

“O álcool é uma solução versátil e eficiente para desinfetar áreas de maior contato. Use-o para limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos que ele tenha acesso. No entanto, é importante diluir o álcool em água antes de usá-lo, pois ele puro pode ser tóxico”, explica Lucio.

Sabão e detergente neutro também são excelentes aliados na limpeza diária de pisos, azulejos e outros locais que o animal frequenta. Esses produtos são suaves e não contêm ingredientes agressivos que possam prejudicar a saúde do seu pet.

Certifique-se de enxaguar bem as superfícies após a limpeza para evitar qualquer resíduo que possa ser prejudicial. Atualmente existem linhas específicas de desinfetantes para pets, que são recomendadas e seguras.

Além disso, o técnico destaca que aspirador de pó é um item quase obrigatório para quem tem animais, principalmente para carpetes e sofás.

Assim como existem produtos seguros, alguns não são recomendados. Substâncias à base de cloro são um perigo para os pets. O cloro pode causar irritação na pele e nas vias respiratórias, além de ser prejudicial se ingerido acidentalmente. Também podem causar esses sintomas produtos com ácido, amônia e com cheiro muito forte.

Caso aconteça de o pet fazer xixi no sofá, a limpeza correta do móvel é indispensável para evitar o acúmulo de odor e manchas e manter a vida útil do estofado.

“O acúmulo de xixi pode deixar manchas difíceis de sair apenas com um paninho molhado. Com o tempo e a recorrência desses pequenos acidentes, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor, além do cheiro que pode não sair. Uma limpeza especializada é a melhor opção para quem quer mantê-lo sempre novo e prolongar sua vida útil”, finaliza Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em limpeza e blindagem de estofados.

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: