Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Desembargador Brandão de Carvalho: Uma vida de dedicação à Justiça

(*) Por Ezequiel Cassiano

Sexta - 25/08/2023 às 12:15



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Luís Gonzaga Brandão de Carvalho
Luís Gonzaga Brandão de Carvalho

Luís Gonzaga Brandão de Carvalho, natural de Piracuruca, filho de Dona Áurea Brandão, teve uma trajetória de vida marcada pela dedicação à justiça. Criado em Piracuruca e Pedro II, ele se formou em Direito na renomada Universidade de Salamanca, em Teresina. Iniciou sua carreira como promotor de justiça, mas logo optou por ser advogado de ofício, defendendo os necessitados e atuando como advogado público.

Sua atuação como advogado público o levou a ocupar cargos de destaque na área jurídica do Piauí. Foi conselheiro e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí (OAB-PI), onde deixou sua marca de liderança e comprometimento. Sua dedicação à advocacia e à defesa dos direitos dos mais necessitados o levou a ser reconhecido como um advogado de qualidade ímpar.

Em sua carreira na magistratura, Luís Gonzaga Brandão de Carvalho foi eleito Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Sua competência e compromisso com a justiça o levaram a ocupar a presidência do TJPI, e em razão disso, assumiu interinamente o cargo de Governador do Estado do Piauí. Sua atuação como presidente do TJPI foi marcada por uma gestão exemplar, pautada pela ética e pela busca pela eficiência do sistema judiciário.

Além de sua atuação na área jurídica, Des. Brandão de Carvalho é imortal da Academia de Letras do Piauí, da academia maçônica e da academia da magistratura do Piauí. Também foi grão-mestre da Grande Loja do Piauí, demonstrando seu envolvimento com a maçonaria e seu compromisso com os valores éticos e fraternais dessa instituição.

Des. Brandão de Carvalho é um exemplo de dedicação à justiça e de comprometimento com o bem-estar da sociedade. Sua família, composta por filhos e filhas, todos também formados em Direito, é um reflexo de seu legado e de sua influência positiva. Hoje, ele conta com netos, que certamente seguirão os passos de excelência e compromisso deixados por seu avô.

Em resumo, a vida de Luís Gonzaga Brandão de Carvalho é marcada por uma trajetória de sucesso e dedicação à justiça. Sua atuação como advogado, defensor público, chefe da defensoria e desembargador demonstra sua paixão pela área jurídica e seu compromisso com a defesa dos direitos dos mais necessitados. Sua atuação como presidente do TJPI e sua participação em diversas academias e instituições são prova de seu reconhecimento e prestígio na sociedade piauiense.

Referências:
- Entrevistas com Luís Gonzaga Brandão de Carvalho e familiares
- Documentos e registros da carreira jurídica de Luís Gonzaga Brandão de Carvalho
- Depoimentos de colegas de profissão e membros das instituições em que atuou.8

Ezequiel Cassiano de Brito
Foto: redes sociais

(*) Ezequiel Cassiano de Brito é advogado

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: