Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Imediato e irrestrito Cessar-fogo!

Uma vez que a ONU se encontra paralisada pelo absurdo poder de veto das potências vencedoras da 2ª Guerra Mundial

Da redação

Domingo - 05/11/2023 às 22:28



Foto: Ibraheem Abu Mustafa Guerra no Oriente Médio
Guerra no Oriente Médio

O horror de dez mil vidas perdidas! Em apenas quatros semanas dez mil filhos e filhas, mães e pais, avós, amigos e amigas foram mortos em uma sucessão de atos terroristas, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Dezenas de milhares de famílias destruídas, inteiras ou quase. Centenas de milhares sofrendo, feridos, no corpo e na alma, apavorados e traumatizados pela violência insana e generalizada. É inadiável parar esta matança, é insuportável o massacre de crianças, jovens, mulheres, idosos e enfermos.

As mulheres e homens que formam o IDENE, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro, independentemente de suas origens, etnias, crenças, cor ou gênero, em nome dos Princípios e Valores que guiam nossos pensamentos e comportamentos pela ética e dignidade humanas, pela solidariedade e em defesa dos direitos humanos e direitos dos povos, vem CLAMAR POR UM IMEDIATO E IRRESTRITO CESSAR-FOGO por todas as partes beligerantes!

Em simultâneo, clamamos pela imediata, ampla e generalizada ajuda humanitária a todas as populações envolvidas neste conflito e que neste momento enfrentam a dor, a fome, a sede e o abandono, e a garantia de plena proteção, cuidados e respeito aos direitos humanos de todos que se encontram cativos, detidos e presos em ambos os lados deste conflito.

Uma vez que a ONU se encontra paralisada pelo absurdo poder de veto das potências vencedoras da 2ª Guerra Mundial, o IDENE propõe que o Estado brasileiro deva convocar reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) e defender uma posição unificada do Continente Latino-Americano em relação aos horrores humanitários, deliberando por medidas e sanções diplomáticas e econômicas que pressionem pelo cessar-fogo imediato.

As mulheres e homens que formam o IDENE afirmam categoricamente que o único caminho para a superação da histórica violência que marca os territórios da Palestina e Israel está no estabelecimento da paz por um real e efetivo estado de direito democrático em que todos os povos possam viver com dignidade, liberdade e com plenos e iguais direitos e deveres.

João Pessoa, 05 de novembro de 2023

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Sustetável do Nordeste Brasileiro-IDENE

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: