Blog do Brandão

Blog do Brandão

ELEIÇÕES 2024

FRANZÉ OU FÁBIO? PT decide hoje quem será seu candidato a prefeito de Teresina

Lideranças fazem reunião e buscam acordo entre Fábio e Franzé sobre candidatura do PT em Teresina

Por Luiz Brandão

Quarta - 30/08/2023 às 01:20



Foto: Reprodução/Redes sociais Franzé Silva e Fábio Novo fecham acordo sobre eleições
Franzé Silva e Fábio Novo fecham acordo sobre eleições

Lideranças do PT e os pré-candidatos do partido a prefeito de Teresina vão se reunir na manhã desta quarta-feira (30) para mais uma tentativa de acordo em favor de um dos postulantes ao cargo de chefe do Executivo da capital do Piauí. Por isso o nome do candidato não foi oficializado ontem (terça-feira) à noite, como chegou a ser anunciado.

Segundo o vereador Edilberto Borges - Dudu, o resultado do encontro desta manhã deverá ser anunciado até o meio dia, porque está marcada para às 18 horas, na Sede do Diretório Estadual do PT, uma reunião de pelo menos 27 membros do Diretório Municipal que estão decididos a oficializar o nome do deputado Fábio Novo como o candidato petista a prefeito de Teresina.

Dois nomes disputam a indicação do PT para concorrer ao cargo de prefeito de Teresina. Os pré-candidatos são os deputados estaduais Fábio Novo e Franzé Silva, este último presidente da Assembleia Legislativa.

Os petistas tem pressa em lançar o nome do candidato porque precisam de mais tempo para tornar o candidato do partido bastante conhecido por todos os eleitores teresinense.

As principais lideranças petistas de Teresina argumentam que a disputa interna já está se arrastando há quase sete meses e está na hora de parar para acabar desavenças internas o desgaste externo de algumas estrelas do partido.

A direção do partido tem ainda outra razão para apressar essa definição do nome do candidato. Os dirigentes querem aproveitar a visita do presidente Lula a Teresina, nesta quinta-feira (31) com nome de consenso para iniciar a pré-campanha com vista as eleições do próximo ano.

O anúncio do nome do candidato seria oficializado nesta terça-feira (29), mas foi adiado para esta quarta-feira (30) porque lideranças do PT passaram todo o dia tentando um acordo para definir um nome sem precisar de disputa no Diretório Municipal, que teria vantagem numérica de membros em favor de Fábio Novo.

Ontem (terça-feira) à noite, na Câmara de Teresina, o deputado Fábio Novo propôs e pelo menos 27 membros do Diretório Municipal aprovaram esperar por mais um dia a definição do nome porque havia concordado com a realização de mais uma reunião, marcada para hoje (quarta-feira), em busca de um consenso.

O deputado estadual Francisco Limma é um dos líderes que busca entendimento entre os pré-candidatos e as diversas correntes internas do PT. Ele esteve na reunião de membros do Diretório Municipal, na Câmara de Teresina, e endossou a proposta de Fábio Novo para adiar por um dia a definição do nome do candidato.

Acordo

Um acordo entre os pré-candidatos Franzé Silva e Fábio Novo estabeleceu que um critério para definição do nome do candidato seriam pesquisas de opinião pública. O nome melhor posicionado em três pesquisas seria o candidato e teria o apoio do outro.

Defensores da candidatura de Fábio Novo cobram o cumprimento do acordo, que teria sido fechado na presença do ministro Wellington Dias, do governador Rafael Fonteles, da ex-governadora Regina Sousa e dos ex-deputados João de Deus e Cícero Magalhães, respectivamente dos diretórios Estadual e Municipal do PT, respectivamente.

Nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Teresina, o deputado Fábio Novo explicou que como parte do acordo três institutos de pesquisas foram contratados. Cada candidato indicou um e o partido contratou um terceiro instituto de âmbito nacional.

De acordo com o deputado, as pesquisas foram realizadas e nelas ele sempre aparece à frente Franzé. Após apresentar os resultados das pesquisas Novo convenceu os 27 membros do Diretório Municipal a esperar mais um dia para bater o martelo sobre o nome do candidato do PT a prefeito de Teresina.

O presidente do Diretório do PT em Teresina, Cícero Magalhães e nem o deputado Franzé Silva compareceram à reunião na Câmara Municipal. Magalhães disse que hiuve um acordo entre Fábio e Franzé pelo qual as duas reuniões de ontem (terça-feira) não fariam deliberações. "Nós suspendemos a nossa, que seria às 15 horas e eles não deliberariam nada às 19h", disse Magalhães.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: