Olhe Direito!

Olhe Direito!

Lourival Parente, um grande piauiense

A parceria que firmou com o arquiteto Acácio Gil Borsoi resultou em obras arquitetônicas

Álvaro Mota

Sexta - 08/09/2023 às 15:54



Foto: Reprodução Parque de Exposições
Parque de Exposições "Dirceu Arcoverde" - Expoapi

Por razões profissionais, neste ano tenho me deslocado para trabalhar no Parque de Exposições de Teresina, na BR-343, em área antes remota, agora já praticamente integrada à zona urbana da capital do Piauí. No curso do período em que estou nesse mister, acompanhei os trabalhos de engenharia para reforma do espaço que recebeu a sede da Secretaria de Agronegócio

Os serviços e obras de reforma, adaptação e requalificação do local, permitiram a mim e a quem mais quis observar inúmeras construções executadas sob a batuta do engenheiro Lourival Sales Parente, em especial cisternas e os espaços para acomodação para amostra de animais. Tudo absolutamente bem-feito, com qualidade, esmero e acuidade.

Esse olhar me fez lembrar da importância de Lourival Sales Parente para a cidade de Teresina. A mão e a cabeça engenhosa desse grande piauiense estão presentes em obras como o Albertão, o Verdão, as grandes obras residenciais como Parque Piauí, Dirceu, Saci e Bela Vista, a ponte Mariano Castelo Branco – todos fundamentais na expansão urbana e no desenho atual da cidade de Teresina.

A parceria que firmou com o arquiteto Acácio Gil Borsoi resultou em obras arquitetônicas que se naturalizaram em nossa paisagem, como as sedes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Piauí; o memorial a Da Costa e Silva, em praça com o nome do poeta e jardins de Burle Marx; e a concepção de espaços verdes para conjuntos habitacionais – infelizmente nem sempre efetivadas por imprevidências tanto das comunidades quanto do poder público.

Apaixonado pela engenharia, cioso de que as obras construídas deveriam ser marcantes até como objetos futuros de história e memória, Lourival Sales Parente atuou também como um empresário bem-sucedido que contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento econômico do Piauí e de sua capital.

Como sócio de uma revendedora de automóveis e tratadores, dono da construtora que levou seu nome e esteve entre as maiores e mais atuantes no país, foi importante na expansão do uso de veículos de passeio e utilitários, bem assim na consolidação de obras de infraestrutura de mobilidade viária e urbana no Piauí. Incorporador, criou o bairro Lourival Parente, hoje um dos mais consolidados de Teresina, com amplas vias, espaços de uso comunitário, comércio e serviços em expansão pela existência dos espaços devidos às atividades econômicas.

Empreendedor urbano, nunca perdeu de vista a necessidade de o Piauí manter a economia rural que criou o Estado: a pecuária. Foi um criador de gado zebuíno, buscando o aperfeiçoamento genético, investindo em tecnologia, sendo um pioneiro a ser seguido – e tem sido, felizmente.

Com tantas qualidades, Lourival Parente nem precisaria ser um perfeito cavalheiro, refinado, dotado de gigantesca lhaneza. Mas passava de gentil e afável, apreciador da boa mesa, capaz de mover céus e terras para uma gentileza a quem admirava e gostava. É bom sabê-lo existente, faz-se bem sempre homenagear essa grande figura humana, personalidade fundamental do Piauí nos últimos 50 anos.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: