Viver Pleno

Viver Pleno

O Povo de Deus

Em seu livro "O Povo de Deus", José Comblin amplia o conceito para além da comunidade cristã, abrangendo todos os povos que buscam justiça social e libertação dos oprimidos

Por Nazareno Fonteles

Segunda - 15/04/2024 às 08:36



Foto: Divulgação Livro o Povo de Deus
Livro o Povo de Deus

O conceito de "Povo de Deus", uma das principais inovações teológicas do Concílio Vaticano II (1962-1965), trouxe uma nova perspectiva para a compreensão da Igreja Católica Romana e seu papel na sociedade. Nos documentos conciliares, o termo refere-se a toda a comunidade cristã, não apenas à hierarquia clerical e aos membros consagrados, significando que todos os batizados têm um papel ativo na missão da Igreja e na construção do Reino de Deus na Terra.

Essa visão busca superar barreiras e promover a igualdade e dignidade de todos os cristãos, enfatizando a participação ativa de todos na missão da Igreja e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, conforme ensinado por Jesus: "Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres', pois um só é o vosso Mestre, e vós todos sois irmãos... O maior dentre vós será o vosso servo" (Mt 23, 8-11).

Em seu livro "O Povo de Deus", José Comblin amplia o conceito para além da comunidade cristã, abrangendo todos os povos que buscam justiça social e libertação dos oprimidos. Para ele, a história do povo de Deus é marcada pela luta e resistência contra estruturas opressoras, sempre ao lado dos pobres e marginalizados. Comblin destaca que essa concepção influenciou a democracia moderna, que busca garantir a participação ativa do povo na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Segundo Comblin, o agir do povo de Deus é caracterizado pela solidariedade com os mais fracos e oprimidos, disposição de lutar por justiça social e vida em pequenas comunidades. Ele afirma que "um povo é tecido de pequenas comunidades e não de indivíduos isolados" e que aqueles que não se solidarizam, mas dominam, exploram e ficam indiferentes às necessidades dos outros, não fazem parte do povo de Deus.

O conceito de "Povo de Deus", conforme apresentado nos Documentos do Concílio Vaticano II e aprofundado por José Comblin, oferece uma visão renovada da Igreja e da sociedade. Essa perspectiva desafia a todos, especialmente as lideranças religiosas, a serem servidores do povo, promovendo a igualdade, a justiça social e a solidariedade. Apesar dos esforços do Papa Francisco em atualizar essa visão, ainda há um longo caminho a percorrer para que a Igreja e a sociedade vivam plenamente o ideal do Povo de Deus.

Siga nas redes sociais
SOBRE O AUTOR

SOBRE O AUTOR

José Nazareno Cardeal Fonteles é graduado em Medicina e Matemática. Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia e mestrado em Matemática. Atuou como ortopedista no HGV, na Casamater e nas clínicas Cot e Copil. É professor aposentado da UFPI. Exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e de deputado federal. Fundou e presidiu por sete anos a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutrcional do Congresso Nacional. Foi secretário de saúde do Piauí. Participa da direção do grupo educacional CEV. É casado com Nereida, pai de Deborah, Danielle e Rafael e avô de sete netos. Tem fé em Jesus de Nazaré, o Mestre do Amor Gratuito. Instagram do autor

Compartilhe essa notícia: