Piaui Hoje





Na marra

Acabou a negociação: é corte de ponto e demissão por justa causa

Atualizado em 10/05/2012 - 17:51 h
Tamanho da fonte: 15    
Professores em greve e ameaça de demissão Professores em greve e ameaça de demissão (Foto: Montagem/ Paulo Pincel/ Com foto do acessepiaui.com)
Sem conseguir convencer os professores estaduais a voltarem ao trabalho na “diplomacia”, o governo vai usar a força. Além do corte do ponto e desconto das faltas ao trabalho, outras medidas administrativas serão adotadas, inclusive a demissão do servidor por justa causa: abandono de emprego. A Seduc avisa ainda que os professores substitutos aprovados em concurso serão chamados nesta sexta-feira. Na segunda-feira (14) eles estarão em sala de aula.

Professor grevista pode ser demitido por abandono de emprego

O porta-voz da ameaça do governo foi ninguém menos que até ontem negociador Átila Lira, secretário de Educação. Não tem mais reunião, acabou a negociação. O Governo do Estado vai se valer da letra fria da lei para fazer os professores, parados há quase três meses, a voltarem para as salas de aula. São cerca de 300 mil alunos fora da escola e pais à beira de um ataque de nervos por causa da greve encabeçada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí. 

Milhares de vidas perdidas por negligência e excessos


Não à toa, a revista Veja desta semana estampa reportagem de capa sobre as mortes no trânsito, sobretudo de motociclistas. Hoje, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, uma audiência pública discutiu o mesmo assunto: o aumento do número de mortos em acidentes de trânsito. Ao final, foi proposta a criação de uma "força-tarefa", composta por representantes do Executivo, Legislativo,  Ministério Público, Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, OAB-PI, Detran-PI, Strans e outros egmentos da sociedade, para sensibilizar os prefeitos piauienses a assumirem a responsabilidade por campanhas educativas e  pela aplicação da lei (Código Brasileiro de Transito) em seus municípios.

Celulares apreendidos na Penitenciária João de Deus Barros, em Picos (Foto: Assessoria de Comunicação/SEJUS)
Pente fino apreende 35 celulares e até um notebook em celas de presos

Um notebook, com modem para acessso à internet com dois carregadores, 35 celulares, 23 carregadores de celular, 17 baterias, um leitor de código de barras. Não, você não está lendo um anúncio de classificados ou folhetos de sinal de trânsito comn oferta de equipamentos de informática. Um "pente fino" realizano na terça-feira (08), na Penitenciária João de Deus Barros, em Pcios, apreendeu tudo isso nas celas dos presos.
 
Secretário de Justiça, Henrique Rebelo, ficou com o queixo "na chom"

No final da inspeção, que apreendeu muito mais. Tinha faturas de compras com cartões de crédito, contas de energia e telefone, 12 papelotes de crack, oito trouxas de maconha, 70 pedaços de ferros que seriam usados para fazer "estoques", arma branca como um punhal ou lança) quatro CDs com programas de computadores e uma extensão elétrica de 20 metros. Alguem anda fazendo vista grossa para essa muamba entrar no sistema penitenciário do Piauí.

Hospital da Universidade Federal no segundo semestre deste ano

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, José Rebelatto, anunciou hoje (10), em Brasília, que o Hospital Universitário do Piauí deve ser aberto no segundo semestre deste ano. Rebelatto garantiu, em audiência com as bancadas federal e estadual do PT, que a abertura do HU é a prioridade da nova empresa criada para gerir os hospitais universitários das Instituições Federais de Ensino Superior. Na audiência, os parlamentares do Piauí e o reitor da UFPI, Luis Júnior, cobraram um cronograma para a abertura do hospital.

 

Sobre a coluna "Pinceladas" Paulo Pincel é bacharel em Jornalismo (UFPI) e especialista em Marketing e Jornalismo Político (IEMP/Camilo Filho), escreve sobre todos os assuntos, com opinião crítica.

Comentarios



Assine nosso newsletter




© 2014. | Piauí Hoje | Todos os direitos reservados. Emails para contato: redacao@piauihoje.com - comercial@piauihoje.com - financeiro@piauihoje.com Rua Dr. Ocílio Lago - 1197 - Ininga - Teresina(PI) - CEP - 64048-025 - Telefones do Piauí Hoje: (86)3237-1000 e (86)9987-9655