Geral

Acolhimento temporário de crianças é tema de minicurso

O evento contou com palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também análises psicológicas dos menores em situação de acolhimento.

Quinta - 27/10/2016 às 15:10



Com o objetivo de oferecer orientações sobre o acolhimento familiar, a Prefeitura de Teresina realizou o minicurso Acolhimento Temporário na manhã desta quinta-feira (27). O evento contou com palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e também análises psicológicas dos menores em situação de acolhimento. 

O Família Acolhedora organiza o acolhimento de crianças e adolescentes em residências de famílias selecionadas, capacitadas e acompanhadas, garantindo que os menores vivam em um ambiente genuinamente familiar, oferecendo atenção individualizada e convivência comunitária. 

"O minicurso serviu para esclarecer as dúvidas, porque ainda existe muito preconceito em acolher temporariamente uma criança. A guarda provisória tem duração de dois anos. Então, ao tempo em que a criança vive com a família acolhedora, é realizado um acompanhamento para que haja o reagrupamento da família original. Havendo o impedimento, as crianças são colocadas em processo de adoção", esclarece Luciana Janaína, coordenadora do Serviço Família Acolhedora. 

A assistente social do Serviço Partilhando Cuidado, Layla Paiva, analisa o perfil das crianças em acolhimento. "É necessário entender que as crianças são retiradas do seu núcleo familiar de origem porque já sofreram algum tipo de negligência, seja por violência, abuso ou maus tratos. Então, a família acolhedora é importante para reinserir a criança na sociedade, oferecendo oportunidade de receberem amor e cuidados", finaliza. 

O minicurso contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos, universitários e a comunidade interessada no tema. 

Família Acolhedora

As crianças e adolescentes de três a 18 anos incompletos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e abandono poderão ser atendidas pelo Serviço Família Acolhedora. O programa realiza a proteção e o acolhimento dos menores em residências cadastradas, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou o encaminhamento para a adoção.

A família interessada em fazer parte do serviço deve residir em Teresina, ter maioridade legal, disponibilidade, não apresentar problemas psiquiátricos, não ser dependente de substâncias psicoativas e não responder processo judicial. Os selecionados serão capacitados e acompanhados pela equipe técnica da SEMTCAS para que possam receber as crianças e os adolescentes sob guarda provisória. Quem deseja participar do serviço, deve fazer a inscrição na sede localizada na Rua Pereira Costa, nº 336, bairro dos Noivos, próximo ao estacionamento externo do Teresina Shopping. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (86) 3234-1652.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: