Brasil

Advogado alerta para risco de golpe em aposentado e pensionista

aposentados pensionistas golpe risco

Terça, 20/05/2014 às 18:05



Correspondências, ligações, contatos pessoais são cada vez mais elaborados para tentar enganar aposentados e pensionistas por uma quadrilha altamente organizada e atuante em todo território nacional. Entretanto, é preciso estar atento e identificar quando se trata de um golpe para não cair nessa armadilha.

Os golpistas migram de um estado pra o outro à medida que conseguem os dados dos aposentados e pensionistas. Os contatos parecem ser de outros lugares, o atendimento especializado, tudo com o objetivo de ludibriar essas pessoas. Por isso, é preciso estar atento e sempre que possível buscar ajuda especializada com o objetivo de impedir prejuízos causados por abusos, descasos, negligência e desserviços.

“Geralmente os golpistas ligam informando que existe uma quantia para receber na previdência, relativo a valores bloqueados ou atrasados, mas para que recebam o dinheiro é necessário fazer um depósito em uma conta. É importante que os aposentados saibam que este tipo de contato não é realizado através de telefone”, analisa Evaldo Oliveira, advogado da ASBP – Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos.

Outro exemplo acontece quando os estelionatários ligam afirmando que os aposentados ou pensionistas têm direito a receber valores em dinheiro referente a antigas contribuições, e é preciso passar o número da sua conta corrente para que seja efetuado seu depósito. Consequência: a vítima faz o depósito, mas não recebe o benefício prometido.

“Tentamos alertar quem nos procura informando que jamais passem dados pessoais ou de contas bancárias por email ou telefone, principalmente se ele não conhece a procedência”, alerta Evaldo Oliveira. É importante que os beneficiários da previdência fiquem cautelosos, e não confiem em pessoas que prometem liberar valores atrasados, vender produtos, entre outras facilidades. Caso ocorra uma situação como essa o beneficiário deve registrar a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

A ASBP presta esclarecimentos e orientação gratuitos para qualquer cidadão, com agendamento prévio em uma das unidades, endereços e telefones disponíveis www.asbp.org.br

Fonte: ASBP

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: