Geral

Agência divulga fotos de mortos na casa de bin Laden

casa mortos fotos

Quinta - 05/05/2011 às 00:05



 O escritório da agência de notícias Reuters em Cingapura divulgou nesta quarta-feira, 4, fotos exclusivas dos homens mortos na operação planejada pela Central de Inteligência Americana (CIA) que matou o terrorista Osama bin Laden, no domingo. A ação foi executada pela Team 6 - uma unidade especializada no combate a terroristas – na casa onde estava escondido o terrorista, em Abbottabad, a 50 quilômetros ao nordeste de Islamabad, capital do Paquistão.

No material divulgado, não há imagens do corpo de bin Laden, nem há identificação dos homens mortos. A agência assegura que as imagens teriam sido feitas cerca de uma hora depois da invasão da casa por um agente paquistanês de segurança que esteve no local. Esse funcionário, que pediu anonimato, vendeu as fotos à Reuters.

As imagens mostram dois homens com trajes tradicionais paquistaneses e um outro de camiseta. Todos têm sangue saindo dos ouvidos, narizes e bocas. Com base nos horários marcados nas fotos, elas foram feitas na segunda-feira às 2h30 (hora local), cerca de uma hora depois do final da ação norte-americana.



Mortos

Funcionários americanos da inteligência contaram ao jornal The New York Times que a equipe Team 6 invadiu a casa e houve um tiroteio. Um homem próximo a uma mulher não identificada que morava no lugar atirou nos americanos. Ambos foram mortos, segundo informa o jornal. Outros dois homens morreram também, e duas mulheres ficaram feridas.

O governo dos Estados Unidos determinou posteriormente que um dos homens mortos era o filho de Bin Laden, Hamza, e os outros dois eram o mensageiro e o irmão dele.

Fotos de bin Laden

O presidente americano, Barack Obama, disse hoje que não publicará as fotos que mostram o corpo de Osama bin Laden. A Casa Branca explicou que a decisão de Obama se baseou, principalmente, em sua preocupação de que a divulgação das fotos representaria risco à segurança dos americanos ao redor do mundo. “Não queremos que essa fotografia alimente mais violência ou vire propaganda”, teria dito Obama.“Há quem vá negar que bin Laden está morto, mas eu garanto que ele nunca mais será visto andando a face da Terra novamente”.

Segundo o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, a foto de bin Laden foi analisada por softwares de reconhecimento facial e seu corpo passou por exames de DNA.

Questionado sobre a decisão de jogar o corpo de bin Laden no mar, Carney declarou: “Tivemos muito mais respeito por bin Laden em seu enterro do que ele teve por qualquer uma de suas vítimas, inclusive as do 11 de setembro. Ele não era um líder muçulmano, mas um assassino em massa, inclusive de centenas de muçulmanos”.

Segundo fontes do Pentágono, a Casa Branca possui três séries de imagens: fotos do corpo, vídeos da cerimônia em que o corpo foi jogado ao mar do porta-aviões Carl Vinson e imagens do interior da residência onde vivia o líder terrorista.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: