Aperfeiçoamento promovido pelo Consulado dos EUA melhora qualidade do ensino de inglês

A avaliação dos professores é de que o curso superou as expectativas.


Professores que participaram o aperfeiçoamento

Professores que participaram o aperfeiçoamento Foto: Ascom Seduc

Os professores de inglês da rede estadual, que participaram do curso de aperfeiçoamento promovido pelo Consulado dos Estados Unidos, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Centro de Formação Antonino Freire, receberam, nesta quinta-feira (27), a certificação, no auditório do Antonino Freire. A avaliação dos professores é de que o curso superou as expectativas e que é possível melhorar a qualidade da aula a partir da reformulação do trabalho do docente.

O professor Eugênio Rego, que tem quase 20 anos de docência no Estado como professor de inglês, conta que essa foi a primeira vez que teve oportunidade de fazer um curso desse porte e com uma professora americana. "O curso repassou técnicas de sala de aula de como ensinar, como fazer com que os alunos se tornem mais participativos. No Brasil, existe uma cultura, que precisa ser mudada, de que o professor fala e o aluno ouve. A professora ensinou estratégias para que o aluno se torne mais participativo e perca essa ideia de que o aluno é um depositário", avalia Eugênio.

O professor Fernando Siqueira afirma que a primeira aula do curso já teve impacto em sua forma de trabalhar e de pensar o seu fazer, em sala de aula. "Saí de minha zona de conforto e passei a experimentar atividades diferentes. Foi bom porque teve resultados positivos e os alunos gostaram da mudança. Um ponto positivo que a professora trouxe foram as dinâmicas de grupo. Antigamente, eu falava o tempo inteiro e os alunos ficavam sentados me ouvindo. Agora, os alunos se movimentam, se mexem, participam", diz Fernando. 

"Foi impar a oportunidade que a gente teve para crescer, para dar uma repaginada em nosso trabalho, tornando mais prazeroso, tanto para o professor como para o aluno. O que me chamou mais atenção foi sobre como manter o aluno interessado. A questão do interesse vem de atividades que promovem a participação e tira o aluno da acomodação", diz a professora Maria Luiza de Castro Teles.

Para a professora Wanderleia Cardoso, essa capacitação feita pela Seduc, em parceria com o consulado e a UFPI, para os professores de inglês foi muito positiva. "Seria bom que fosse uma coisa permanente porque o professor tem a oportunidade de trocar experiência não somente com pessoas de outro país, mas também aqui dentro do estado", pontua Wanderleia.

A professora Marli Veloso destaca que o um dos aspectos mais positivos é que o curso foi absolutamente prático (em inglês).  "A cada aula nós fomos apresentados a uma metodologia diferente, a uma didática diferente a partir de nossa realidade. E é isso que considero mais interessante.  Acho que o grande salto do curso foi fazer com que o professor tenha contato com novas práticas", destaca a docente.

De acordo com a professora Áurea Campelo, o curso foi de muita valia, pois os professores aprenderam uma nova forma de trabalhar. "Eu nunca tinha feito um curso assim. Conhecemos metodologia de fácil acesso em que podemos usar jogos, músicas, textos variados, muitas dinâmicas e facilitar a aprendizagem", diz Áurea.

Para o aluno Márcio Melo, nesse curso os alunos aprenderem técnicas em que o professor promove o constante feedback e  promove a interação professor-aluno, bem diferente da realidade tradicional da sala de aula.  "O professor tradicional trabalha de forma mecânica e, assim, o rendimento fica comprometido. Aqui  trabalhamos bastante o lúdico", diz o estudante. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: