Apresentados assaltantes de caixas eletrônicos no Nordeste

presa gangue assalto caixas eletronicos


 SÃO LUÍS - Uma ação conjunta da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), e da Polícia Interestadual (Polinter), desarticulou mais uma quadrilha especializada em arrombamentos a caixas eletrônicos na Região Metropolitana de São Luis.

O bando, formado por quatro mato-grossenses, foi preso após quatro meses de investigações. Na lista de crimes do grupo consta mais de seis arrombamentos. O último teria ocorrido na madrugada de sexta-feira, (17), no Supermercado Maciel da Cohama.

A quadrilha foi apresentada na manhã desta segunda-feira, (20), pelo secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes, durante entrevista coletiva realizada no Auditório Leofredo Ramos, sede da SSP. De acordo com informações policiais, para subtrair o dinheiro do interior dos caixas eletrônicos, o bando utilizava ao invés de explosivos, maçaricos para desativar os alarmes.

Segundo a polícia, cada um no grupo exercia uma função. São apontados como líderes do grupo, Anders de Araujo Cerqueria, o Gago, de 22 anos, responsável em cortar os caixas eletrônicos com maçarico. Ele já responde pelos mesmos crimes no estado do Mato Grosso. Na hora da prisão, ele utilizava o nome falso de Vanderson Araujo Batista.

O outro líder é Robenson Gusmão Santana Junior, conhecido como Pateta, de 20 anos. Este era o responsável por desligar os alarmes para que os comparsas pudessem agir. Ele já tinha mandado de prisão decretado pela Justiça Maranhense.

Na mesma ação foram presos Luis Fernando Proença, o Matuto, de 28 anos, era o responsável em render a vigilância e manter os clientes reféns. Já o outro integrante da quadrilha, Felipe Amorim Bertholdo de Sousa, o Filipinho, 20 anos, foi identificado como o articulador do bando. Sua função, de acordo com a polícia, era mapear, pela Internet, os caixas eletrônicos que seriam alvos da quadrilha. Após essa etapa, era ele quem visitava o local para checar o nível de segurança da área.

O grupo foi detido na tarde da última sexta-feira, (17,) em um sítio localizado no bairro São Bernardo, em São Luis. Segundo o secretário Aluísio Mendes, a quadrilha representava um dos núcleos que agia no Maranhão. “Eles são os chamados ‘caixeiros’, pessoas responsáveis por praticar crimes em caixas eletrônicos. Além dos já confessados por eles, ainda estamos investigando assaltos a outros estabelecimentos. Em alguns, fotos mostram os criminosos agindo”, contou.

Na lista dos estabelecimentos assaltados pelo bando estão as Farmácias Nossa Senhora Aparecida e São Patrício, ocorridos nos dias 4 e 12 de março. Além deste, o Mercadinho Pucumã, a Extra Farma da Forquilha e a Farmácia Santa Clara, também tiveram caixas eletrônicos arrombados pelo grupo.

Investigações

Para o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, o grupo foi preso quando estava a caminho de um dos pontos. “As investigações já tinham identificado os vários pontos de encontro da quadrilha. Eles foram presos quando estavam se deslocando ao bairro da Cidade Operária. Eles sempre ostentavam luxo após cometer os crimes. Visita a motéis, hospedagens em hotéis de luxo e garotas de programa estavam na lista de consumo do grupo”, disse.

Para o superintendente Estadual de Investigações Criminais, delegado Marcos Afonso Junior, as investigações ainda tentam descobrir o envolvimento de outras pessoas. “Monitoramos o grupo há vários meses. Acompanhamos a movimentação deles até fora do estado. Sabemos que outras pessoas estão envolvidas nos crimes. Não divulgaremos para não atrapalhar as investigações, mas já sabemos que eles recebiam apoio logístico de maranhenses”, disse Marcos Júnior.

De acordo com a polícia, o grupo já havia adquirido com o dinheiro oriundo dos assaltos, um apartamento de luxo no bairro do Renascença e realizavam viagens de avião, sempre utilizando nomes falsos, além de alugar por temporada casas nas praias do Olho d’Água, Araçagi e São José de Ribamar.

Apreensão

Após a prisão, a polícia chegou ao sítio onde o grupo estava abrigado. No local foram apreendidos um carro modelo Ford Ka de cor vermelha; um notebook, utilizado pelo grupo para fazer a seleção dos lugares que seriam roubados; um mini-moden; uma câmera digital; quatro aparelhos celulares, além de carregadores, roupas de marcas e uma quantia no valor de 29 mil e 900 reais fruto do roubo.

O grupo foi autuado por roubo a mão armada e manutenção de pessoa para execução de crime e por formação de quadrilha. Depois de autuado foi encaminhado para a Casa de Detenção Provisória de Pedrinhas, onde ficarão detidos à disposição da Justiça.

Presentes na entrevista coletiva, o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro, e o comandante do Policiamento Metropolitano, tenente-coronel Jeferson Teles.

Fonte: imirante

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: