Geral

Assaltante é preso com 100 bananas de dinamite para arrombar bancos

dinamite bananas prisão assaltante

Sexta - 15/02/2013 às 18:02



 SÃO LUÍS - Uma ação de policiais militares da 13ª Companhia Independente, sediada em Grajaú, resultou na prisão de um integrante de uma das quadrilhas mais perigosas de assaltantes de banco da região Norte e Nordeste. João Moraes, conhecido como Peloca foi detido após meses de investigações realizadas pela polícia. Ele foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (14), pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; e o capitão Jean Levi, comandante da 13ª Companhia Independente, que coordenou os trabalhos que culminaram na prisão.

Peloca foi encontrado, na madrugada de terça-feira (12), em uma chácara no povoado Lagoa da Telha, no distrito Industrial de Grajaú. Para a polícia, ele estava planejando praticar mais uma ação criminosa na região. Ele é suspeito de participação em diversos assaltos a agências bancarias e de explodir caixas eletrônicos em cidades da Região Central do Maranhão. Na lista criminal de Peloca, há participação em ações em Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieras e ainda há indícios de participação no assalto a Fernando Falcão.

"Estamos retirando de circulação mais um perigoso criminoso que agia no interior do estado. Além do Maranhão, quadrilha do qual ele era líder assaltou bancos no Pará e Ceará. Durante os assaltos ele era sempre muito audacioso. Eles utilizam meia banana de dinamite para cada explosão. Com ele apreendemos 47; o número de agencias que seriam alvos deles era bem grande", explicou Aluisio Mendes.

Após ser preso, ele foi autuado pelo delegado Luis Jorge, do Departamento de Roubos a Instituições Financeiras, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Segundo dados da Seic, todos os outros integrantes já foram identificados. As equipes das Polícias Civil e Militar estão em diligências a fim de descobrir o paradeiro e prender os outros integrantes.

"Temos indícios de que a dinamite tenha sido roubada de uma mineradora em Grajaú. Desde a época do roubo das dinamites estávamos no encalço da quadrilha, em conjunto com a Polícia Civil, e conseguimos após o planejamento da abordagem, lograr êxito com a prisão de Peloca", detalhou o coronel Franklin Pacheco.

Além dos 100 kg de dinamite que estavam escondidas em duas caixas, foram apreendidos três revolveres, sendo dois fuzis, calibre 762, uma metralhadora portátil e uma pistola ponto 40; 160 cartuchos de diversos calibres, sendo 42 cartuchos calibre 380; noventa e seis calibre 12 e vinte e dois cartuchos 45. Na ação foram encontrados, no interior da chácara, um carretel de explosivo, três coletes balísticos e uma quantia de R$ 180,00 e quatro motocicletas, sendo uma Broz, de placas OIX-992; N, com placas NMS-8017 e NXI- 3486 e uma CBX, com placas 6851. Peloca ficará detido na Penitenciária de Pedrinhas á disposição da Justiça.

Fonte: imirante

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: