Geral

Assistência Farmacêutica dispõe de 195 medicamentos para a população

disponiveis remedios farmaceutica assistencia

Terça, 17/02/2015 às 19:02



A Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf), hoje, dispõe de 195 medicamentos para a população. Os medicamentos são distribuídos na Assistência Farmacêutica, na rua Vinte e Quatro de Janeiro. A Duaf é responsável pelo planejamento, aquisição, organização, armazenamento, distribuição e controle de medicamentos no estado do Piauí para atender a diversos programas, entre eles, medicamentos excepcionais de alto custo.

Segundo Maurício Reis, gerente da Assistência Farmacêutica, as medicações já foram colocadas à disposição da população com exceção de dois medicamentos: entacapona e amantadina, ambos para o tratamento do Mal de Parkinson e que atendem 206 pacientes. “As empresas tiveram dificuldade com a obtenção da matéria-prima, mas já nos informaram que mediante a regularização, até o fim do mês, toda a medicação vai estar colocada à disposição da população”, explica Maurício. Ele também explica que para adquirir esses medicamentos, a pessoa deve realizar um cadastro e, com esse cadastro, ela será avisada sobre a chegada da medicação solicitada.

Maurício conta que entre os medicamentos que a Assistência Farmacêutica dispõe, as especialidades mais comuns são para psiquiatria, mal de Alzheimer, transplantados e diabetes. “Nós temos medicamentos para diabéticos e está chegando mais medicamentos que estavam em falta, inclusive a insulina Lantus que nós já disponibilizamos e já acabou devido à grande demanda. Foi feito um novo pedido e estamos aguardando a empresa nos entregar. É uma injeção única que substitui as outras insulinas”.

A Assistência Farmacêutica desde o mês passado já aumentou o número de atendentes e farmacêuticos, mediante autorização da Secretaria da Saúde, para o melhor atendimento aos usuários. O horário de funcionamento é de 8h às18 horas.

A Assistência Farmacêutica atende mensalmente mais de 16 mil pacientes no Estado. Em média, 500 diariamente só em Teresina. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidas 120 patologias, com 195 itens medicamentosos.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: