Municípios

Atuais prefeitos tem maior rejeição entre os candidatos nestas eleições

Em União, Dr. Paulo Henrique (PSD) está na frente do primo, atual prefeito Gustavo Medeiros

Quinta - 15/09/2016 às 11:09



Foto: Flickr/TSE Urna eletrônica
Urna eletrônica

A insatisfação dos eleitores com as administrações municipais é grande. E será demonstrada no voto, no dia das eleições daqui a duas semanas, quando milhões de brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Levantamento feito pelo Ibope, e divulgado em maio deste ano pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra que mais da metade dos eleitores brasileiros pretendem votar em candidatos de oposição (40%) ou não votarão em ninguém (16%). Os atuais prefeitos tem a preferência de 22% dos entrevistados. Outros 8% disseram que votam,m de jeito nenhum, no candidato indicado pelo atual prefeito. 

Portanto, se as eleições fossem hoje, muitos dos atuais gestores não se reelegeriam, como é o caso do prefeito de União, ex-deputado estadual Gustavo Medeiros (DEM). Pesquisa do Instituto Opiniar, contratada pelo PSD e registrada no TRE-PI no o nº02714/2016, realizada entre os dias 19 e 20 de agosto, aponta o cardiologista Paulo Henrique Medeiros (PSD), primo do atual prefeito, como o preferido dos eleitores de União, com 47% das intenções de votos, na pesquisa estimulada, contra 37,67% de Gustavo. Bruno Jacaré, o candidato PSol) tem 2,33% das intenções. Os que disseram vão votar nulo ou branco somaram 7 Não sabem ou não responderam.

Na pesquisa esponstânea – quando o eleitor mesmo diz em quem vai votar, sem ser estimulado – a diferença cai, mas Dr. Paulo Henrique continua na frente, com 33% contra 27,67% de Gustavo e  0,67% de Jacaré.

As trezentas pessoas ouvidas na pesquisa também têm maior rejeição ao candidato Gustavo Medeiros, que foi citado por 30,33% dos eleitores. Bruno Jacaré tem a segunda maior rejeição: 24,33% e Dr. Paulo Henrique aparece com 13,33%.

Os que não sabem ou não opinaram sobre não votar em nenhum dos candidatos somaram 19,67% e 12,33%, os que disseram não votam em nenhum, votam nulo ou branco.

Nas grandes cidades e capitais, essa tendência também se confirma, com raras exceções, como na capital do Piauí, Teresina, onde o candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB) aparece na liderança com 48% das intenções de voto do eleitor, segundo a última pesquisa do Ibope.  Dr. Pessoa, que é médico e deputado estadual e foi da base de Firmino quando era vereador, aparece com 31%. Amadeu Campos (PTB), jornalista e apresetnador de TV,  tem 10% das intenções.

Éverton Diego (PSOL), Quem Quem (PTN) e  Lourdes Melo (PCO) têm 1%, cada. Luciane Santos não alcançou 1% das intenções, segundo o Ibope, que ouviu 602 pessoas com 16 anos ou mais, entre 8 e 12 de setembro. Encomendada pela TV Clube, a pesquisa foi registradas na Justiça Eleitoral (PI-06717/2016 e PI-05272/2016). 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: