Política

Autoridades de 14 países e da OEA acompanham as eleições de domingo no Brasil

Nesta sexta-feira (30), os visitantes estrangeiros assistem palestra do ministro Tarcisio Carvalho Neto

Sexta - 30/09/2016 às 12:09



Foto: TSE Ministro Giulmar Mendes, presidente do TSE
Ministro Giulmar Mendes, presidente do TSE

Autoridades eleitorais de 14 países e da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão no Brasil para acompanhar as Eleições Municipais deste domingo (2). O grupo, composto por 22 convidados estrangeiros, foi recebido na noite de ontem (29) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, no gabinete da Presidência, em Brasília.

O objetivo do TSE é oferecer a outros países a oportunidade de se familiarizarem com o sistema eletrônico de votação utilizado há 20 anos no Brasil e que continua despertando o interesse de todo o mundo. “É com muita alegria que o Tribunal Superior Eleitoral recebe essa significativa delegação, representando nações amigas que poderão observar as eleições municipais do Brasil. Vocês vão poder acompanhar a vitalidade da nossa democracia. Nós temos nestas eleições mais de 500 mil candidatos em 5.568 municípios com situações bem distintas. São Paulo, por exemplo, tem oito milhões de eleitores, enquanto outros municípios têm 800 eleitores”, disse o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

Na manhã desta sexta-feira (30), os visitantes estrangeiros assistirão a palestras proferidas pelo ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e pelo secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, sobre os temas “Transparência do Processo Eleitoral Brasileiro” e “Uso da Tecnologia nas Eleições 2016”, respectivamente. À tarde, eles visitarão o Museu do Voto, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Itamaraty.

No sábado (1º), as autoridades eleitorais estrangeiras seguirão para Goiânia (GO), onde assistirão às palestras do ministro Henrique Neves, do TSE, e do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral goiano (TRE-GO), Dory Gonzaga Rodrigues. No domingo (2), eles acompanharão o processo de votação em seções eleitorais da cidade. Depois, retornarão à Brasília para acompanhar a apuração dos resultados.

Os convidados estrangeiros estão ligados a organismos eleitorais dos seguintes países: Angola, Bolívia, Botsuana, Coreia do Sul, Costa Rica, Geórgia, República da Guiné, Guiné-Bissau, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Rússia.

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: