Brasil

PESQUISA

Jovem sonha com carreira, mas se sente incapaz de alcança-la

Sentimento de estudantes foi capturado em levantamento realizado pelo Cedaspy com uma amostra de mil estudantes

Redação

Sexta - 20/12/2019 às 15:20



Foto: Divulgação Jovens
Jovens

Um levantamento realizado pela rede de escolas de profissionalização Cedaspy revela que os jovens sonham com sucesso na carreira, mas não se veem de fato atuando na profissão desejada. A partir de uma amostra de mil estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, visitantes do estande do Cedaspy durante a Expo CIEE Ceará, a pesquisa indicou que 70% deles sonham seguir uma carreira, mas não se sentem capazes de conquista-la.

A pesquisa também mostra que dentre eles, 30% disseram ter um planejamento de futuro, que inclui investir em cursos de capacitação e profissionalização para ingressar no mercado de trabalho e, com isso, custear a universidade. Dessa forma, chegarão mais perto da carreira idealizada. "Os jovens sabem o que querem, o que falta para a maioria é incentivo da família, dos educadores e do poder público", conta Cibelle Almeida, consultora de carreira do Cedaspy. Para ela, o adolescente precisa de orientação para tomar atitudes que impactarão no resto da sua vida pessoal e profissional.

Ao iniciar a vida adulta, diz Cibelle, um dos maiores desafios é a conquista do primeiro emprego. A especialista em carreira conta que a falta de experiência limita as chances dos jovens nessa fase. "Por isso, buscar cursos de qualificação é a melhor forma de passar por essa etapa decisiva", avalia Cibelle.

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram essa dificuldade do jovem. No terceiro trimestre de 2019, da população com idade entre 18 e 24 anos, 31,9% estavam desocupados no Brasil. "Hoje, com a evolução da tecnologia, empreender se tornou um ótimo caminho para quem não consegue ou não quer entrar no mercado de trabalho. O jovem tem o poder de sonhar e alcançar o que quiser, basta se conectar com instituições que fornecem consultoria e, sobretudo, se dedicar aos estudos e à capacitação", finaliza Cibelle.

Sobre o Cedaspy

O Cedaspy atua há 35 anos no mercado na profissionalização e capacitação de jovens, com mais de 300 mil alunos formados em toda sua história. Com 40 unidades em todo o Brasil, a rede de escolas oferece cursos livres regulares focados na preparação de jovens em busca do primeiro emprego. Atualmente, mais de 30 mil alunos estão matriculados em 12 módulos, como web, design gráfico, desenvolvimento de sites, marketing digital, jogos, configuração e manutenção de computadores. Os conteúdos são aplicados por meio da metodologia de ensino EDAA, que abrange os quatro pilares essenciais para o aprendizado: Explanação, Demonstração, Aplicação e Acompanhamento. Um dos fundamentos da instituição é desenvolver o comportamento empreendedor do jovem para estimular seu protagonismo na sociedade.

Fonte: Bruna Ortega

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: