Saúde

Campanha de Multivacinação encerra dia 30, sexta-feira

Queremos chamar atenção especial das meninas que precisam tomar as doses da vacina contra o HPV

Quarta - 28/09/2016 às 16:09



Foto: SEMCOM A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30, sexta-feira
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30, sexta-feira

Campanha de Multivacinação encerra dia 30, sexta-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30, sexta-feira. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina conclama pais e responsáveis que levem os menores de cinco anos de idade, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade às salas de vacinação para atualizarem as cadernetas.

“Queremos chamar atenção especial das meninas que precisam tomar as doses da vacina contra o HPV. Os pais e responsáveis precisam estar atentos se elas precisam da primeira ou segunda dose da vacina, que protege contra o Papiloma vírus humano que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus”, diz a médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Ela enfatiza ainda que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo informe técnico do Ministério da Saúde sobre a vacina papilomavírus humano, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, que protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. 

Ainda de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, o atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. “É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

O presidente aforma ainda que muitas mães têm procurado as salas de vacina e ao chegar tem a grata surpresa de que estão com a caderneta de vacina dos filhos em dia. "Essa campanha é de atualização vacinal. E temos visto muitas mães procurarem as Unidades e saírem satisfeitas por estarem com a vacinação dos filhos em dia. Isso demonstra o bom trabalho que tem sido feito na atenção básica da capital, com os agentes de saúde atentos e atuando regularmente para atender as demandas da população. Mas, conclamamos aos pais que comparecem às salas de vacina e garantam a imunização dos filhos que por algum motivo estejam com vacinas atrasadas", completou.

Todas as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde e dos Hospitais municipais estão abastecidas para atender a Campanha Nacional de Multivacinação.

Fonte: SEMCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: