Campanha Fique Sabendo já detectou 21 casos de sífilis

campanha sifilis teresina detecta


 A Campanha Fique Sabendo, da Prefeitura de Teresina, que vem acontecendo durante todo o mês de novembro para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS já registrou 21 casos de sífilis e um caso de Hepatite C em Teresina. Os números são resultados dos 963 testes rápidos para a detecção de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C que já foram realizados durante a campanha, em quatro ações em diferentes áreas da cidade.

A próxima ação vai acontecer nesta sexta-feira (29) na Unidade Básica de Saúde do Bairro Promorar com a presença de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos, que serão disponibilizados para a realização da ação distribuindo preservativos, lubrificantes e material educativo.

Como parte da programação alusiva em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Ponte Estaiada ficará iluminada de vermelho durante oito dias. A intenção do Núcleo de DST-AIDS da FMS é chamar a atenção da população para atentar aos cuidados de prevenção à AIDS e também contra o preconceito e medo de enfrentar os testes de detecção.

Os testes rápidos são realizadas por profissionais com nível de qualificação certificados pelo Ministério da Saúde que envolvem dois aconselhadores, dois testadores e uma equipe de apoio. “Com a Campanha queremos orientar e aconselhar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, diagnosticar possíveis casos e fazer o acompanhamento dos casos que vierem a se manifestar”, ressaltou Lindalva Lira, coordenadora de DST/AIDS e Hepatites Virais da FMS.

As ações são uma iniciativa da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e tem como principal objetivo o combate, prevenção e promoção à saúde quando o assunto é AIDS, Hepatites Virais e outras DSTs. “As DSTs e as hepatites são doenças silenciosas e muitas vezes quando chega a se manifestar vem de forma grave e agressiva. Por esse motivo, queremos detectar essas doenças com os testes rápidos que estamos realizando na Campanha, e tão logo iniciar um acompanhamento preciso, junto ao paciente”, alertou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

PROGRAMAÇÃO
29/11 – Hospital Geral do Promorar
Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção, mobilização social, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

01/12 – Parque Potycabana
Panfletagem, distribuição de insumos de prevenção, mobilização social, realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Fonte: semcom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: