Olhe Direito!

Cardiopatia é a principal causa de morte na infância


Segundo o Doutor Lima, referência em cardiologia no Brasil, uma em cada cem crianças nasce com alguma alteração na estrutura do coração.

Segundo o Doutor Lima, referência em cardiologia no Brasil, uma em cada cem crianças nasce com alguma alteração na estrutura do coração. Foto: Divulgação

Muito se fala sobre doenças cardíacas em adultos, mas poucos sabem que os números relacionados às crianças estão cada vez mais assustadores. A Cardiopatia é considerada a principal causa de morte na infância, por doenças congênitas. Segundo estudos, nascem no Brasil aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos, um possui alterações no coração.

A Cardiopatia Congênita é considerada qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ela ocorre devido uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. As causas ainda não estão bem definidas, podem ocorrer pela interação de fatores genéticos e ambientais. Porém, é comprovado que existem famílias com maior risco de ter filhos com Cardiopatia congênita.

Segundo o cirurgião cardiovascular do Incor e Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutor Lima, estudos internacionais apontam que a Cardiopatia pode matar até duas vezes mais do que todos os tipos de cânceres. Ao menos 23 mil bebês necessitam de um atendimento diferenciado, ou até mesmo, de cirurgia cardíaca, e destes, 18 mil (78%) sequer recebem o tratamento, seja por falta de diagnóstico ou por falta de vagas na rede pública de saúde.

Os principais sintomas podem ser: ponta dos dedos e/ou lábios roxos, conhecido como CIANOSE; transpiração e cansaço excessivos durante as mamadas; respiração acelerada mesmo durante o sono; dificuldade de ganhar peso e irritação frequente, choro sem consolo.

“As Cardiopatias congênitas podem ser suspeitadas logo na gestação, identificadas por meio de um ultrassom morfológico e confirmadas pelo ecocardiograma fetal. Logo após o nascimento, pode-se identificar através do Teste do Coraçãozinho. O diagnóstico precoce salva vidas, principalmente em casos mais graves, quando o parto deve ser planejado e a criança operada nos primeiros dias de vida”, explica o Doutor.
Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: