Cidade

Cemitérios são limpos para receberem multidão no Dia de Finados

Trabalhos de limpeza e capina são realizados nos cemitérios

Sexta - 28/10/2016 às 18:10



Foto: Divulgação PMT Cemitérios são limpos para os Finados
Cemitérios são limpos para os Finados

Os cemitérios de Teresina estão sendo preparados para a visitação que acontece no dia 2, Dia de Finados. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) vem reforçando os serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios São Judas Tadeu, no bairro São Cristóvão, Santa Mônica, no Pedra Mole, e Mirante dos Morros, localizado no bairro Morros, ambos na zona Leste da cidade. 

De acordo com o superintendente executivo da SDU Leste, Márcio Sampaio, é importante a execução dos serviços para que seja possível oferecer maior comodidade aos visitantes. “Em visita ao cemitério São Judas Tadeu, que é o maior e mais extenso em área, vamos realizar limpeza, fazer a manutenção da capela, cuidar da iluminação do local e, posteriormente, levantar os muros para proteção”, disse.

O gerente de serviços urbanos da SDU Leste, Marcos Almeida, afirma que regulamente é realizado serviços de limpeza nos três cemitérios da zona Leste, mas, para o Dia de Finados, os serviços são intensificados. “No momento estamos fazendo a limpeza interna e externa e a instalação de uma iluminação adequada, assim como a poda de árvores e da grama”.     

Marcos afirma ainda que os trabalhos de limpeza serão realizados durante e após o dia de visitação nos três cemitérios. “Vamos ter 20 agentes de limpeza no cemitério São Judas Tadeu, cinco no Mirante dos Morros e cinco no Santa Mônica, prontos para deixar os locais limpos. O objetivo é realizar a manutenção durante a visita, momento de grande movimentação”, pontuou.

Para Gilson Resende, responsável pela administração dos três cemitérios da região, algumas famílias costumam visitar seus entes queridos na véspera do Dia de Finados, por isso é importante a realização dos serviços de manutenção como está sendo planejado. “Existe a necessidade da limpeza e a Prefeitura se compromete todos os anos em realizá-la”, disse o administrador.

SUDESTE – Os cemitérios da zona Sudeste da cidade também estão recendo serviços de limpeza. A prefeitura vem realizando um mutirão de limpeza e capina no cemitério do Renascença I e São Sebastião.

Os trabalhos, que tiveram início na semana passada, contam com equipes de cerca de 10 homens que estão fazendo a capina, varrição, recolhimento de sobras de material de construção de sepulturas que foram feitas, poda de árvores e pinturas, além da limpeza dos principais acessos aos cemitérios.

“Nós iniciamos os serviços de limpeza desde a semana passada, e até o feriado estaremos fazendo a manutenção. Na quinta-feira (3), as equipes de limpeza da SDU Sudeste voltarão aos cemitérios para fazer o recolhimento do lixo deixado pelos visitantes, como caixas de velas e garrafas de água mineral, dentre outros, afirma o gerente de Serviços Urbanos da SDU Sudeste, João Luiz de Alencar. 

Ainda segundo o gerente, além da limpeza dos cemitérios do Renascença I e São Sebastião, foi realizada também a limpeza do Cemitério do Jardim Europa. “Mesmo não sendo de nossa responsabilidade por ser considerado de área rural realizamos também a limpeza do Cemitério do Jardim Europa”, finaliza João Luiz.

Cerca de 30 funcionários, entre eles, de limpeza, apoio e atendimento vão está trabalhando durante os dois turnos no feriado. No cemitério do Renascença I, haverá, ainda, em três horários diferentes, sendo às 7h, 9h e às 16h, a tradicional missa de Finados, celebrada pelo Padre Jardel.

O Cemitério do Renascença I possui aproximadamente 20.000 pessoas sepultadas, já no Cemitério do bairro São Sebastião existe cerca de 450 sepulturas.

Fonte: Com informações da PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: