Geral

CEPM promove palestra sobre Botão do Pânico hoje em Teresina

Teresina hoje palestra botão do pânico

Quinta - 11/06/2015 às 10:06



Com o objetivo de reduzir os índices de violência doméstica e feminicídio, a Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM) promoverá palestras sobre o Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), popularmente conhecido como Botão do Pânico. As palestras serão ministradas pela presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP), do estado do Espírito Santo.

As palestras, que visam mostrar a experiência do uso do dispositivo no Espírito Santo, serão realizadas nos dias 10 de junho, no Memorial Zumbi dos Palmares, às 15 horas e no dia 11 de junho, no gabinete do secretário de Justiça, às 10 horas.

O Botão do Pânico é um dispositivo que faz parte de um projeto piloto lançado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). O objetivo é reduzir os altos índices de violência doméstica registrados na capital. O dispositivo faz parte do projeto de fiscalização das medidas protetivas em favor de vítimas de violência doméstica e familiar.

O equipamento foi distribuído experimentalmente para 100 mulheres, em 2013, que estavam sob medida protetiva na 11ª Vara Criminal de Vitória (ES) e deveria ser acionado caso o agressor não mantivesse a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha. O Botão do Pânico capta e grava a conversa em um raio de até cinco metros. A gravação poderá ser utilizada como prova judicial.

O Botão também envia informações para as delegacias especializadas na proteção à mulher, com a localização exata da vítima, para que um carro da polícia seja enviado ao local.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: