Geral

CGE orienta servidores para regularidade das obras no Estado

CGE servidores obras treinamento

Quarta, 10/06/2015 às 16:06



Garantir a correta execução de obras e serviços de engenharia. É com esse propósito, que a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) capacitou, na manhã de onten (09), servidores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Instituto de Desenvolvimento (Idepi), Secretaria de Saúde (Sesapi) e Fundação Estadual de Esportes (Fundespi).

Esta já é a quarta turma que recebe orientações da CGE quanto aos procedimentos a serem adotados na execução de obras. Os servidores conheceram os principais pontos que vão desde a elaboração do projeto básico até a fiscalização, o pagamento e a garantia dos serviços executados. Eles também foram alertados quanto às sanções administrativas.

“A capacitação visa sensibilizar os servidores da importância do projeto básico para obras e serviços de engenharia do Estado do Piauí. Esta peça é composta por um conjunto de elementos que define a obra ou o serviço, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução. A ausência ou inconsistência de um dos elementos exigidos para a elaboração do projeto básico poderá ocasionar prejuízos futuros para o erário”, explicou Duanne Ruiz Holanda, gerente de Controle de Obras da CGE.

De acordo com o controlador-adjunto, Gilberto Gomes, que ministrou o treinamento juntamente com o gerente de Controle de Obras da CGE, a meta da Controladoria é capacitar cerca de 250 técnicos do Estado, entre engenheiros, arquitetos e gestores de contratos de obras.

“Todos os técnicos do Governo do Estado vão participar do treinamento na área de obras públicas. Até agora, já treinamos servidores de órgãos como Setrans, Seinfra, Seduc e agora o DER, Sesapi, Idepi e Fundespi. Ainda vamos capacitar a ADH e vamos fechar com a Agespisa, na próxima semana. Com isso, vamos ter contemplado praticamente todos os atores envolvidos nesse processo de obras públicas, que é um dos problemas que a gente vem enfrentando e que a população vem reclamando. Dessa forma estamos cumprindo nossa missão institucional, que é contribuir para a eficiência da gestão pública”, disse.

O diretor-geral do DER, José Dias, participou da capacitação e destacou os benefícios do acompanhamento da CGE para a gestão das obras do Estado. “Nós entendemos que a capacitação, com parte significativa do corpo técnico, é fundamental para orientar cada um de nós, daqui para frente, para melhorar naquelas ações que competem a cada pessoa, como gestor, como diretor, como fiscal e como servidor público, de zelar pelo bom andamento e olhando para a legislação, que nos cobra e nos exige fazer dessa forma”, disse.

O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Geraldo Magela, também esteve no treinamento e avaliou positivamente a capacitação. “Esta capacitação é muito positiva e proveitosa para evitar que haja problemas futuros, buscar prever os problemas e evitar que eles venham a acontecer”.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: