Cidade

Com lava-pés, missa da Ceia do Senhor é celebrada no Centro de Teresina

A Arquidiocese de Teresina deu início ao Tríduo Pascal na Catedral Nossa Senhora das Dores

Da Redação

Sexta - 29/03/2024 às 11:33



Foto: Divulgação O arcebispo lavou os pés de 12 fiéis que fazem parte da vida paroquial da Catedral
O arcebispo lavou os pés de 12 fiéis que fazem parte da vida paroquial da Catedral

Uma multidão de fiéis se reuniu para celebrar o início do Tríduo Pascal durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, no início da noite dessa quinta-feira (28), na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina. 

A ocasião foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, recordando o momento em que Jesus insistiu a Eucaristia, e que se mostrou como exemplo de serviço e humildade ao lavar os pés de seus apóstolos.

Conforme explica Dom Juarez Marques, é a partir da celebração do Tríduo Pascal que os cristãos adentram de fato nos mistérios da Paixão , Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. 

“Tudo começa com a celebração da Missa da Santa Ceia, a última ceia do Senhor, que é o momento também do Lava Pés, tudo isso feito por amor, que se manifesta de uma forma plena a serviço do outro, e a celebração da Eucaristia é sacramento de amor”, explicou.

Fazendo memória ao gesto de Jesus, o arcebispo, lavou os pés de doze fiéis que fazem parte da vida paroquial da Catedral. Em sua mensagem final, ele aproveitou para fazer um pedido a toda a comunidade católica, para que vivam estes grandes dias da Semana Santa numa atitude de silêncio, escutando e meditando profundamente a Palavra do Senhor. 

“Cristo ressuscitou, mas antes passou pela experiência da cruz. Por isso, devemos aproveitar estes dias para silenciar nossos corações e fazer a escuta dessa Palavra, bem vivenciando este importante momento, para que assim possamos caminhar junto a Ele na esperança”, pontuou.

Breno Vieira, que faz parte da Comunidade Católica Shalom, foi um dos escolhidos para ter os seus pés lavados na solenidade. Ele disse estar muito grato pelo convite, pois assim como Cristo na última Ceia, o arcebispo lavou o seu pé com o sentimento de encontro e humildade. 

“É com esse sentido que Cristo se abaixa para nos encontrar, da mesma forma que Ele se abaixou para lavar os pés de seus discípulos que não eram dignos, como o próprio Pedro falou. Nós também somos totalmente indignos de termos os pés levados, mas Dom Juarez vem para lavar os nossos pés com um sentido de humildade, e de abaixar-se para vir ao nosso encontro”, disse.

Breno ainda refletiu sobre o momento que Cristo Instituiu a Eucaristia afirmando que Ele quis trazer um grande conforto para que a humanidade não ficasse sozinha. “É neste dia que Jesus também decide se entregar na forma de Pão e Vinho, na Sagrada Eucaristia, e isso é uma coisa que nos traz um grande conforto, porque ele disse que não nos deixaria só, nos trazendo essa lembrança para que nós saibamos amá-lo, correspondendo esse amor que Ele sente por cada um de nós”.

Mayara Dasmaceno, outra fiel que participou do rito do lava pés, conta que recebeu o convite para participar de uma pessoa da sua família. Ela disse ter ficado lisonjeada. “Eu recebi isso como mais uma bênção de Deus em minha vida e estou muito feliz por este momento”, finalizou a estudante.

Fonte: Arquidiocese de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: