Cidade

EXPLORAÇÃO

Motoristas por aplicativos paralisam em Teresina e todo o Brasil dia 15/05

Ação tem como objetivo denunciar a exploração imposta pelos aplicativos e reivindicar ações

Arnaldo Silva

Sexta - 12/05/2023 às 10:45



Foto: Prefeitura de Parnamirim Uber
Uber

Trabalhadores do transporte por aplicativos de Teresina e de todo o Brasil decidem paralisar dia 15 de maio para reivindicar ações do Poder Público contra a exploração dos trabalhadores imposta pelos aplicativos.

“Nós trabalhadores do transporte por aplicativo do estado do Piauí, motivados pela inércia do poder público o qual vem sendo provocado ao longo de toda nossa trajetória de luta, pelas instituições representativas e movimentos de base dos trabalhadores, por meio desta carta aberta comunicamos toda a sociedade piauiense sobre a realização de um grande ato de mobilização e paralização nacional de nossa categoria para denunciar a exploração do nosso trabalho pelas plataformas”, diz um trecho da carta aberta da Comissão eleita de trabalhados do transporte por aplicativos do estado do Piauí.

A iniciativa da paralisação partiu de alguns motoristas por aplicativos que também atuam como influenciadores digitais. Eles alegam que as plataformas internacionais prometem ganhos satisfatórios, mas, após alguns meses de trabalho, esses benefícios deixam de ser oferecidos.

A paralisação também visa chamar a atenção do Poder Público, pois enquanto vários outros estados e prefeituras já anunciaram incentivos e legislação para os trabalhadores por aplicativos, em Teresina, desde o início das atividades em 2016, os trabalhadores não receberam nenhum benefício.

Os trabalhadores planejam implementar inúmeros pontos de paralisação em toda a cidade, com a obstrução de uma via, deixando a outra via livre, avisando as autoridades, com a orientação para que a manifestação seja pacífica e dentro da legalidade.

As pautas de reivindicações denunciam ao Ministério Público do Trabalho a exploração dos aplicativos, e solicitam que os aplicativos sejam intimados a atualizarem o valor mínimo do km rodado para R$ 2,50, bem como, ter uma tarifa máxima de 15%. Ao governador, os motoristas por aplicativos reivindicam o IPVA isento, bem como zonas de embarque e desembarque, ao prefeito de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: