Cidade

Obras da Prefeitura de Teresina são feitas aos pedaços e causam transtornos

A demora em realizar o serviço mostra uma falta de planejamento para execução das obras

Da Redação

Terça - 16/04/2024 às 10:36



Foto: Reprodução Obras feitas aos pedaços causam transtornos na avenida Presidente Kennedy
Obras feitas aos pedaços causam transtornos na avenida Presidente Kennedy

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está realizando uma obra na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital, que é digna de denúncia no Ministério Público do Piauí (MPPI), por causa dos transtornos causados e da demora em terminar o serviço.

A obra teve início no dia 29 de fevereiro. No local, está sendo realizado o serviço de fresagem, que é a retirada do asfalto, e, em seguida, está sendo feito o recapeamento dos trechos mais críticos. Segundo a Prefeitura, também está sendo realizado a recuperação do meio fio e obras de drenagem.

No entanto, as empresas contratadas para realizar o serviço na avenida parecem não possuir qualquer critério para realização de uma boa obra de engenharia de estradas. Além dos transtornos no trânsito em horário de pico, a demora em realizar o serviço mostra uma falta de planejamento para execução das obras.

O asfaltamento está sendo feito por parcelas. Um dia, o serviço é realizado em uma parte da avenida, no outro dia, a obra é realizada no lado oposto. Depois, a empresa complementa os trechos que ficaram sem asfalto, o que resulta em uma pista cheia de remendos e irregularidades. Além disso, o material utilizado é de baixíssima qualidade, conforme pode ser notado em visita à área asfaltada. O MPPI deveria interditar esse tipo de obra, além de punir os responsáveis por esse desperdício de recursos públicos.

Tais obras são resultado da má gestão do atual prefeito Dr. Pessoa e seus auxiliares. O resultado dessa desorganização é um prejuízo incalculável para os cofres públicos e para a população, que é quem paga os impostos.

De acordo com a Prefeitura, o orçamento para a obra na avenida Presidente Kennedy está incluso no contrato licitado de "recuperação da malha viária". O contrato também inclui a recuperação de vias em todas as zonas da cidade para amenizar os danos do período chuvoso. O valor total do contrato é de R$ 17 milhões.

Um exemplo desse descaso é a estrada que liga a PI-112 aos povoados Soinho e Cacimba Velha. Existe um trecho na estrada, no qual a Prefeitura de Teresina faz obras de recuperação mal feitas todos os anos. A obra foi feita em janeiro deste ano e a estrada já se encontra completamente irregular e cheia de buracos. Confira nos vídeos:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: