Cidade

ANO LETIVO 2024

Pais não conseguem realizar pré-matrícula online da rede municipal de ensino

Os responsáveis pelos alunos reclamam de dificuldades para usar o site ou aplicativo para a realização de matrículas

Alinny Maria

Segunda - 15/01/2024 às 08:31



Foto: Ascom/Semec Creche localizada no Residencial Sigefredo Pacheco I
Creche localizada no Residencial Sigefredo Pacheco I

Teresina (PI) - A Prefeitura de Teresina iniciou às 8h desta segunda-feira (15) o processo de matrículas online para novos alunos da rede municipal de Educação. No entanto, muitos pais e responsáveis reclamam que o site ou aplicativo SIGMA, plataforma utilizada pela prefeitura para a realização da pré-matricula, está instável ou fora do ar. 

Em grupos de mães no WhatsApp, muitas reclamam que quando tentam cadastrar o cartão do SUS do filho, o sistema acusa que o número do cartão já está cadastrado em nome de outra criança. Outra reclamação comum é que o sistema diz que o cadastro já existe mesmo a mãe tentando cadastrar pela primeira vez. Outras reclamam que sequer conseguiram acessar o site, pois está fora do ar. 

Mães relatando erros no sistema de realização de matrículas / Foto: Piauí Hoje 

Geane Alves, da Gerência de Ensino Fundamental (anos finais) da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), informou ao Piauí Hoje que a equipe responsável pela Plataforma já está trabalhando para resolver a situação.

"A equipe já está vendo os casos individualizados. Temos um grupo formado com essas 165 unidades de ensino que estão participando desse processo online de matrícula. É questão de tempo, de paciência, para que tudo se resolva". disse Geane Alves.


Site para realização de matrículas está fora do ar / Foto: Piauí Hoje

No total, a Semec está ofertando 23 mil vagas para acolhimento de novos estudantes em Teresina. A primeira etapa de matrículas ocorre entre os dias 15 e 19 de janeiro, com matrículas para a Educação Infantil.

 Já de 22 a 26 de janeiro poderão ser realizadas matrículas para o Ensino Fundamental Regular e para o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 22 a 26 de julho deverão ser feitas as matrículas para o 2º semestre destinado a EJA.

O aplicativo pode ser baixado pelo Play Store em smartphones de sistemas Android e App Store para IOS. Na plataforma, o procedimento de matrícula é realizado em duas etapas: os pais de alunos devem realizar a pré-matrícula pelo sistema e posteriormente a gestão escolar de cada unidade que avaliará a solicitação fará a Confirmação de Matrícula. O procedimento pode ser realizado via web, ao acessar o link https://sigma.pmt.pi.gov.br/.

Como cadastrar:

Os pais ou responsáveis devem estar cadastrados na plataforma SIGMA, com um usuário e senha para entrar no aplicativo. Caso ainda não tenha sido feito, o usuário deve clicar em ‘Primeiro Acesso’, escolher o nível de participação (‘Usuário’ para pais/ responsáveis ou ‘Função administrativa’ para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais exigidos. A plataforma possui ainda a sessão ‘Tutoriais’, que ensina o passo a passo de cadastro e uso do sistema.

Durante o ato de inscrição, o SIGMA indica para os pais/ responsáveis a localização de unidades municipais mais próximas da residência do solicitante, junto da quantidade de vagas disponíveis por série. 

Confira a lista de escolas e CMEIs que devem realizar matrículas online via SIGMA Online no link https://semec.pmt.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2024/01/MATR%C3%8DCULAS-2024_ANEXO-IV_RELA%C3%87%C3%83O-DAS-UNIDADES-DE-ENSINO-COM-MATR%C3%8DCULAS-NOVAS-ONLINE-1.pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: