Cidade

Teresina precisa de 30 mil novas árvores ao ano para enfrentar a crise climática

Uma das principais soluções para o problema é arborização

Da Redação

Sábado - 13/04/2024 às 16:53



Foto: Divulgação Arvore
Arvore

Os períodos chuvosos não são mais os mesmos em Teresina. As chuvas são rápidas e torrenciais e o calor não dá trégua. E no B-R-O Bró, a intensidade da quentura é tanta que a pele queima como quem está dentro de um forno ao sair na rua. Tudo isso é reflexo da crise climática. E a situação só tende a se agravar. Os planos de Ação Climática e Arborização de Teresina estabelecem algumas metas para que a cidade possa sofrer menos os impactos dessa crise.

Umas das principais metas é o plantio de árvores. Para conseguir mitigar os efeitos do calor intenso, Teresina precisa ganhar 30 mil novas árvores por ano.

Segundo o Plano de Ação Climática, a cidade aquece quase 1,5ºC, acima da média mundial. Isso acontece por conta da proximidade com a linha do Equador e pelas consequências da emergência climática. Os dados do plano apontam que a cidade precisa se adaptar, encontrar meios para minimizar as consequências e os problemas, como as inundações e enchentes, formação de ilhas de calor, incidência crescente de arboviroses e riscos de desabamentos.

Uma consequência dessa necessidade de adaptação é que a cidade agora tem também um Plano de Arborização Urbana, que traz metas a serem atingidas ao longo dos anos. O plano foi construído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: