Cinco dicas para cuidar do carro antes de cair na estrada

cuidados carro pneus viagens dicas


Com a chegada das férias de julho, muitas pessoas vão viajar. Porém, antes de pegar a estrada para praia ou campo, é necessário fazer alguns ajustes no carro e no pneu para a segurança de todos.

1 - Pneus, rodas e balanceamento: Os pneus devem receber atenção especial depois de longa rodagem, já que podem sofrer pequenos furos ou rasgos, quase imperceptíveis, durante o trajeto. Verifique a presença de calombos ou saliências, caso necessário, troque o pneu danificado. Cheque o balanceamento e alinhamento das rodas, pois podem sofrer alterações.

2 - Fluídos e componentes: Verifique o óleo do motor, do câmbio, do freio, da direção hidráulica, a água, o líquido de arrefecimento. A parte elétrica também necessita de atenção, principalmente, se o carro tiver sido exposto à maresia. Cheque uma possível oxidação dos circuitos, os filtros de ar e o sistema de ventilação do veículo.

3 - Velocidade: Cuidado com a velocidade em excesso, ela pode causar danos no pneu. Mantenha os pneus sempre em boas condições e pressão correta. Os pneus precisam estar em boas condições para rodagem. Existe um índice que indica qual a velocidade limite suportada pelo pneu do seu veículo. Ele é indicado nos escritos da lateral do pneu.

T = Até 190 km/h

H = Até 210 km/h

V = Até 240 km/h

W = Até 270 km/h

Y = Até 300 km/h

ZR dentro da designação do tamanho = acima de 240 km/h

4 - Armazenamento: Guarde com cuidado os pneus. Se for guardar montado na roda, em casa, encha e verifique se existem fugas nas válvulas. Armazene em lugar fresco e seco. Substitua as tampas das válvulas em falta.

5 - Direção: Evite parar o veículo sobre superfícies cobertas de óleo, gordura, gasolina, entre outros. Evite freadas bruscas. Verifique os pneus constantemente para certificar-se de que não existem objetos estranhos, que possa estragar o pneu.

O diretor do e-commerce da KD Pneus, Carlos Molina, fornece mais uma dica preciosa para manutenção do carro. "É importante ficar atento ao pneu careca ou fora da validade. Essas duas questões são extremamente importantes, pois quem trafega com pneu careca pode ter uma surpresa como pneu furado, ser autuado e ter o carro apreendido por um policial rodoviário e principalmente, você e sua família podem estar em risco de sofrer um acidente. Outro cuidado é seguir o prazo de validade descrito nas embalagens", ressalta.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: