Geral

Cinco pessoas morrem em mina de esmeraldas no interior da Bahia

mina mortas bahia esmeralda

Domingo - 22/04/2012 às 18:04



 Um elevador despencou em uma mina de esmeraldas e matou cinco garimpeiros na Serra da Carnaíba, no município baiano de Pindobaçu (370 km de Salvador).

Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 7h de ontem quando os mineiros desciam em um elevador até o local de extração, localizado 160 metros abaixo da superfície. Eles morreram na hora.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. A perícia vai investigar se houve ruptura do cabo de aço que sustentava o elevador rudimentar, conhecido como caçamba, ou se houve algum problema com as roldanas do dispositivo. Peritos do Departamento de Polícia Técnica vão apurar as circunstâncias da queda.

O resgate dos corpos só foi concluído por volta das 12h, após bombeiros e garimpeiros conseguirem descer até o local onde o elevador se chocou contra o solo. Os corpos foram levados para a cidade vizinha de Senhor do Bonfim.

A polícia não informou o nome do proprietário da mina.

As vítimas foram identificadas pela PM como Antônio dos Santos Cardoso, 38, Edvaldo Araújo Cirqueira, 27, Silvino Benício de Souza, 51, Arnaldo Conceição de Almeida, 49, e Edvaldo Cardoso de Alcântara, 56.

A Serra da Carnaíba é um dos principais polos de produção de esmeraldas do país. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: folha

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: