Municípios

Cojuv participa de atividades do Dia Estadual da Quebradeira de Coco

Evento em comemoração ao Dia Estadual das quebradeiras de coco

Terça, 27/09/2016 às 16:09



Foto: ASCOM evento em Esperantina
evento em Esperantina

Em comemoração ao Dia Estadual da Quebradeira de Coco, celebrado no dia 24 de setembro, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) realizou uma série de atividades, no último sábado (24), em Esperantina. Na programação, palestras, venda de produtos, uma caminhada pela cidade e atividades culturais. A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) estava representada por meio dos gerentes Fan Oliveira e Messias Nassau. A coordenadora Haldaci Regina, da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres, também esteve no evento.

Dentre as pautas das quebradeiras de coco do Piauí, a principal é uma legislação que torne livre o extrativismo do babaçu pelas comunidades tradicionais, o Babaçu Livre. Esta legislação já existe em alguns estados como o Maranhão e Tocantins.

De acordo com o gerente de Políticas para o Meio Rural da Cojuv, Messias Nassau, a Cojuv tem interesse na articulação de uma política pública para a juventude das comunidades, por meio do projeto Juventude Rural - Saberes e Cidadania, em parceria com o MIQCB. “Queremos dar continuidade a esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela coordenadoria na manutenção das identidades e diversidades culturais dentro do contexto da política de desenvolvimento territorial que o Governo do Estado propõe”, disse Messias.

Outra demanda da comunidade é a regularização fundiária de seus territórios e o acesso amplo à educação para a crianças e jovens da comunidade, valorizando suas tradições. “As escolas não colocam no planejamento a cultura das comunidades. Muito disso já se perdeu: o tambor, os caretas. Muitas coisas que eu vi, que meus pais faziam, já não existem. E precisamos resgatar e preservar esses aspectos importantes da nossa história e tradição”, disse Helena Gomes da Silva, quebradeira de coco babaçu e coordenadora-geral do MIQCB.

Ela salienta também a importância da preservação de outras plantas nativas que quase já não existem como o buriti, o pequi e o bacuri.

As quebradeiras de coco têm como principal fonte de renda a venda de derivados do babaçu: sabão, sabonetes, biscoitos, geleias, sorvetes, somando mais de 60 tipos de produtos.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: