Saúde

Colaboradores da Evangelina Rosa participam de palestra sobre prevenção de suicídio

Cerca de 150 pessoas participaram, dentre funcionários e universitários.

Sexta - 30/09/2016 às 23:09



Foto: CCOM Palestra sobre suicídio
Palestra sobre suicídio

entender como o suicídio pode ser prevenido. Foi assim que aconteceu nesta sexta (30) o encontro com os colaboradores Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) “Suicídio – informando para prevenir”. O momento foi uma iniciativa do Serviço de Psicologia da Instituição e contou com a a participação de cerca de 150 colaboradores e estudantes universitários.

Em palestra, a psiquiatra Janaína Chianca parabenizou a equipe da Maternidade pela iniciativa. “Estamos no momento de falar para previnir o aumento de casos de suicídio em Teresina", disse. Ela avaliou a campanha Setembro Amarelo como extremamente positiva. “Nunca se falou tanto, nunca se deu tanta ênfase ao tema. E a partir do momentos que elas ouvem falar, se esclarecem que se deve procurar ajuda", completou. A especialista falou ainda sobre algumas formas de evitar o suicídio de familiar que venha a ter predisposição. “Existem pacientes que precisam de vigilância contínua, não devem ficar sozinhos“ , explicou a médica, reforçando que é preciso criar uma rede protetiva.

“A família tem que assumir a responsabilidade junto com os profissionais de saúde", disse a psiquiatra. Ela lembrou que Teresina tem referências, como o ProVidaA, no Centro Lineu Araújo. Lá é oferecido atendimento de equipe multiprofissional gratuito, bem como o Cento de Valorização da Vida (CVV), que já atua há tres décadas na prevenção de casos via telefone, através do numero 3222 0000. O Hospital Areolino de Abreu, de gestão Estadual, também oferece serviço ambulatorial e de urgência e emergência para atendimento psiquiátrico.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 90% dos casos de suicídio estão relacionados a algum diagnóstico de transtorno mental. Para a coordenadora do Serviço de Psicologia da Maternidade, psicóloga Lorena Vilarinho, o suicídio é um problema de saúde pública e assunto estigmatizado, com muitos mitos e tabus e que a resposta dos colaboradores em participar da iniciativa foi enriquecedora. “Queremos prevenir e valorizar a vida, favorecendo a saúde mental de nossos colaboradores e todos a sua volta", completou.

O evento teve o apoio do Colegiado Gestor e do Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde (Neeps) da MDER, Conselho Regional de Psicologia – CRP21 e do Coletivo Piauhy Estúdio de Artes. Dados Segundo informações do Ministério da Saúde, o Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí, no período de 2010 a 2014, apresentou taxa bruta de mortalidade superior a do Brasil e do Nordeste, tendo uma tendência de crescimento. A cada 100 mil habitantes, como é padronizada a estatística, foram 7,6 mortes no Piauí. No Brasil, 5,3 e no Nordeste, 4,3. É no sexo masculino que se tem o maior percentual de mortes. A faixa etária mais emblemática está entre os 20 a 29 anos, com 365 óbitos, o que representa 23,4%, no período de 2010 a 2016.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: