Com a mudança no clima, PRF faz recomendações de segurança

segurança dicas chuvas PRF


 A mudança no clima e a possibilidade de ocorrência de chuva nos últimos dois dias do feriado Proclamação da República alerta a Polícia Rodoviária Federal para os riscos de acidentes quando se dirige nestas condições.


A chuva diminui consideravelmente a visibilidade externa, reduz a aderência dos pneus e requer um espaço percorrido maior para conclusão das frenagens. Aqueles que puderem, devem evitar dirigir sob chuva. Os riscos de acidente aumentam sobremaneira.


Caso a chuva surpreenda os condutores em viagem, alguns cuidados devem ser adotados para evitar acidentes. De forma geral a atenção deve ser redobrada. Reduzir a velocidade. Manter uma distância maior em relação aos demais veículos. Adotar mais cautela quando contornar as curvas e precisar frear o veículo.


Manter acesos os faróis em luz baixa. Esta medida serve para melhorar a visibilidade do veículo pelos demais que viajam naquele momento. Evitar passar em poças ou locais onde haja acúmulo de água. Caso tenha que fazê-lo, conduzir o veículo em velocidade reduzida para evitar o fenômeno conhecido como aquaplanagem ou hidroplanagem.


Por este fenômeno os pneus não conseguem remover a lâmina de água na pista e perdem o contato com o chão. Nesta ocasião a direção fica repentinamente leve e muito difícil de controlar o veículo. Três condições são determinantes para a ocorrência da aquaplanagem: excesso de água na pista, velocidade excessiva e pneus demasiadamente gastos.

Fonte: PRF

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: