Com início das chuvas FMS chama atenção para cuidados contra o Aedes aegypti

O objetivo principal da ação é retirar das residências e arredores potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti


Combate  ao aedes

Combate ao aedes Foto: ASCOM

A Prefeitura de Teresina realizou neste sábado, 22, a 40ª Faxina nos Bairros no bairro Horto Florestal, zona Leste da cidade. O objetivo principal da ação é retirar das residências e arredores potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

"Agora temos que redobrar nossa atenção, afinal tiveram início as chuvas. Os locais que podem acumular água podem já ter ovos inativos do mosquito, que ao entrarem em contato com a água eclodem. Aí está o perigo", alertou Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses da capital. Ela lembrou ainda que o ovo do Aedes Aegypti pode ficar mais de 450 dias inativo. "Só aguardando ter contato com a água para poder eclodir", falou.

A Faxina nos Bairros acontece todos os sábados e já retirou da cidade 4.462 toneladas de lixo. "Uma ação muito importante. Esse mosquito não é de brincadeira, temos que ficar atentos", disse Isabel Ferreira, dona de casa que recebeu a equipe da Zoonoses em sua casa na manhã de hoje.

Ela recebeu um folder explicativo de como fazer a inspeção semanal em sua residência e manter o local longe do Aedes Aegypti. "Se todos seguirem esse roteiro diminuiríamos significativamente os casos de zika, dengue e chikungunya", destacou Oriana Bezerra.

Na manhã deste sábado as equipes de limpeza e educação em saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Leste realizaram o mutirão de limpeza no quadrante formado pelas avenidas Juiz João Almeida, Homero Castelo Branco, Presidente Kennedy e Visconde da Parnaíba.

Durante a semana, os agentes comunitários de saúde da área percorrem as residências orientando seus moradores para que recolham todo o lixo de suas casas e depositem na porta de suas casas no sábado, quando serão recolhidos pelas equipes de limpeza. “O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que são recolhidos também materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, informa Oriana Bezerra. Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: