Geral

Conheça o Li-Fi, a tecnologia que promete substituir o Wi-Fi

Li Fi tecnologia internet sem fio novidade

Sexta - 27/11/2015 às 18:11



Foto: reprodução Li Fi a tecnologia nova da internet sem fio
Li Fi a tecnologia nova da internet sem fio
A conexão sem fios (wireless) revolucionou o mercado tecnológico há cerca de uma década, e graças a ela, hoje temos também algumas variações como o bluetooth e as conexões sem fios para dispositivos móveis.

Durante muitos anos, o Wi-Fi foi ganhando novos padrões de comunicação, e melhorando cada vez mais seu alcance e velocidade de transmissão de dados, entretanto, graças ao descobrimento de um novo protocolo de transmissão de dados chamado de “Li-Fi”, inventado em 2011 por Harald Haas na Universidade de Edimburgo, na Escócia, podemos estar diante de algo que finalmente esta à altura para ser o substituto ideal para nosso conhecido sistema de transmissão de dados sem fio.

Segundo o site ScienceAlert, o Li-Fi, diferente do Wi-Fi, transmite os dados de um lado a outro através da luz, podendo alcançar velocidades ultra-rápidas, além de oferecer mais segurança. Essa nova tecnologia já está sendo testada na Estônia, onde segundo Deepak Solanki, CEO da empresa Velmenni, foi possível alcançar nada mais nada menos do que 224 GB/s utilizando-se da luz visível (VLC).

A sua companhia, inclusive, está desenvolvendo uma solução inteligente para utilização em ambiente industrial, já tendo inclusive um cliente para o projeto piloto.

Nas próximas décadas, pode ser que comecemos a ver cada vez mais uma infinidade de dispositivos compatíveis com esse padrão novo e potencialmente muito melhor. É esperar pra ver.

Fonte: yahoo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: