Arte e Cultura

Museu do Piauí realiza abertura da 21ª Semana dos Povos Indígenas

Oportunidade para estudantes se aproximarem e aprenderem sobre a cultura e a vida dos indígenas do Piauí

Da Redação

Quarta - 17/04/2024 às 14:04



Foto: Ascom Cacique Henrique participa da abertura do evento no Museu do Piauí
Cacique Henrique participa da abertura do evento no Museu do Piauí

O Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes realiza a 21ª Semana dos Povos Indígenas. A programação acontece de 17 a 19 de abril, com a realização de palestras, mostras e exibições de vídeos. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (17) com a celebração do ritual Toré pelos representantes de comunidades indígenas e estudantes de escolas públicas.

A abertura contou com a presença do cacique Henrique Manoel, do povo Tapuia e Tabajara, de Lagoa de São Francisco, Cícero Dias, liderança indígena Tabajara da cidade de Piripiri, e demais autoridades.

13.08.28.jpeg

“A nossa luta sempre foi árdua para que a gente continue existindo. A nossa luta sempre aconteceu. Antes era fácil dizer que no Piauí não tinha indígena, porque nossos antepassados negavam a própria existência para resistir. Eles eram mortos, eram retirados de suas famílias, por muitas vezes até escravizados”, relata Cícero Dias.

Após as falas, os estudantes puderam interagir com os indígenas e aprender sobre a identidade e cultura indígena. Essa aproximação do público estudantil é uma das principais vertentes de atuação do Museu do Piauí.

“Dentro da diversidade do acervo, todos os anos, o Museu do Piauí abre espaço para discussões e mostras do viver, fazer e sentir dos povos indígenas do estado. Manifestações dessa natureza contribuem significativamente para o reconhecimento e valorização dos povos originários do Piauí”, conta a coordenadora do museu, Dora Medeiros.

A programação é totalmente gratuita e tem como foco o público estudantil, mas é aberta a todos. O museu também conta com uma sala de visitação voltada à cultura dos povos originários que pode ser visitada durante o evento. O local conta com fotografias, utensílios e instrumentos que representam a identidade e modos de vida dessas comunidades.

Cacique Henrique.jpeg

Museu Indígena

O Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty é o primeiro do Piauí dedicado à cultura e ancestralidade dos povos indígenas. O museu fica localizado na comunidade Nazaré, no município de Lagoa do São Francisco, onde residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. 

O museu possui um espaço de cerca de 380 m² e dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade, sala administrativa, banheiros sociais e quarto de hóspedes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: