Curso para voluntários em prevenção ao suicídio

curso prevenção suicidio CVV


Atos de amor ao próximo e de solidariedade parecem raros em meio a um cotidiano no qual, muitas vezes, se coloca à frente o individualismo e a carência de tempo até para si mesmo. No entanto, ainda é possível encontrar pessoas que desafiam esses clichês modernos. Algumas delas fazem a diferença. Integrantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) dedicam suas preciosas horas a fim de ajudar alguém em sofrimento.
Há 28 anos atuando em Teresina, o movimento reúne 35 voluntários que se dividem para atender via telefone, e-mail ou presencialmente, aqueles que estão enfrentando momentos de dificuldade e angústia. Estes encontram em quem está do outro lado da linha um apoio para seguir adiante ou traçar um caminho diferente.

Eyder Mendes, voluntário e porta-voz do grupo, exerce a atividade há 6 anos. Segundo ele, cada atendimento é uma nova emoção que exige uma postura diferente. "Realizamos um trabalho de apoio emocional e de valorização da vida. A essência do grupo é a solidariedade ao próximo", esclarece.

Conforme Eyder, em todo o Brasil, cerca de 2 mil pessoas são voluntárias no movimento. Elas chegam a receber, por ano, mais de um milhão de ligações. Na capital teresinense, são realizados 250 atendimentos mensais. "Muitas dessas pessoas não têm ninguém para conversar e por isso nos procuram. Algumas relatam sofrimentos e outras até mesmo compartilham alegrias e conquistas", destaca.

Assim, mesmo em um mundo ditado cada vez mais pela internet, a procura pelo serviço não diminui. Cercadas de amigos virtuais, as pessoas, explica Eyder, continuam a se sentir sozinhas, distantes uma das outras. "A base do nosso trabalho é, principalmente, ouvir o outro, conversar e interagir. Em épocas de celebrações, como o Dia das Mães e o Natal, os atendimentos aumentam significativamente", conta.

Eyder pontua, ainda, que o perfil das pessoas que procuram o CVV para conversar é diversificado quanto a sexo, idade e classe social. "Percebemos que as pessoas sentem falta de manter relações interpessoais. Quando elas vêm até nós, tentamos mostrar que há opções, novos caminhos. Realizamos, por meio do diálogo, um trabalho de amor, solidariedade e altruísmo".

Requisitos para para se tornar voluntário do CVV Teresina

Para se tornar voluntário, é necessário preencher alguns critérios, como ter mais de 18 anos, saber ouvir o outro sem julgamentos, ter disponibilidade de tempo de 4 horas semanais para prestar atendimento às pessoas e participar de um curso de capacitação com 8 (oito) encontros, sempre aos sábados (de 14 às 18 horas) e aos domingos (de 08 às 12 horas). O curso de capacitação é GRATUITO e terá início no dia 08/03/2014 e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3222-0000. "O voluntário precisa possuir calor humano, espírito solidário, respeito e um coração enorme. É uma mudança interna que ele também deverá sentir; o mundo passará a ser visto de outra forma", ressalta Eyder.

Fonte: ascom/cvv

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: