Geral

Defensoria inicia atendimento no Justiça Itinerante

A Defensoria Itinerante iniciou, nesta terça-feira (26), mais um atendimento dentro da Jornada Just

Terça - 26/04/2016 às 17:04



Foto: Lázaro Lemos Defensor público Ricardo Marinho orienta atendimento no Justiça Itinerante.
Defensor público Ricardo Marinho orienta atendimento no Justiça Itinerante.
A Defensoria Itinerante iniciou, nesta terça-feira (26), mais um atendimento dentro da Jornada Justiça Itinerante. A ação será realizada até a próxima sexta-feira (29), na Uninovafapi, e é coordenada pelo defensor público Ricardo Moura Marinho, que atua provisoriamente na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

Nessa ação, estão sendo distribuídas 100 senhas diárias. Ricardo Marinho diz que a expectativa de atendimento durante a semana é positiva. "Sempre trabalhamos com a intenção de ajudar aos que nos procuram. Essa jornada do Justiça Itinerante é muito produtiva porque operamos com causas de baixa complexidade, de modo que as partes têm solução rápida para os litígios apresentados. É uma Justiça que não demora", pontua o defensor.

Ricardo explica que a maior parte das demandas dentro da Jornada do Justiça Itinerante são relacionadas a ações da área de família. "São ações das mais variadas, como alimentos, divórcios, retificação, suprimento e restauração de registro público, que normalmente têm rápida solução aqui na Itinerante. A procura é muito intensa e a resolutividade é sempre um sucesso, pois nessa estrutura ficam juntos a Defensoria, o Ministério Público e o Judiciário. Então, o processo corre de um ônibus para o outro e na mesma manhã a parte já tem a solução. Na próxima sexta-feira, por exemplo, quem deu entrada em ação de registro público hoje já vai pegar a sentença para levar ao cartório onde será feita a devida averbação", diz Marinho.

Integrando os quadros da Defensoria Pública desde janeiro deste ano, Ricardo Marinho diz que a Defensoria Itinerante tem sido um grande aprendizado. "A Itinerante é uma verdadeira escola. A melhor que eu poderia ter, porque a gente enfrenta causas mais variadas em diversas matérias e viaja por todo o interior prestando atendimento à população. A Itinerante é essencial hoje dentro da realidade da Defensoria Pública no Piauí. Sou um defensor da existência e permanência dela por mais obstáculos que possamos enfrentar quando da atuação nas comarcas onde não existe um defensor lotado, das mais próximas às mais longínquas, estamos ali ajudando o povo, nesse contato direto que é muito gratificante. Saber que podemos contribuir para a melhoria da vida de uma pessoa é a razão de ser de uma carreira defensorial e é o que nos move", afirma o defensor.

A Defensoria Itinerante da DPE-PI conta com a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva.

Fonte: Ângela Ferry

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: