Geral

Defensoria Pública do Piauí ajuda religiosa a achar a mãe após 40 anos

defensoria mulher mãe acha

Sexta - 28/09/2012 às 00:09



 A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) acaba de conseguir mais um feito na área da Família ao ajudar uma religiosa da Toca de Assis a reencontrar a mãe, da qual estava afastada há 40 anos. O feito foi conseguido através da ação da 2ª Defensoria Pública da Família.

A Toca de Assis é uma fraternidade que nasceu há 16 anos, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, mas que hoje já possui sedes espalhadas por todo o país. Inspirados em São Francisco de Assis, os irmãos e irmãs procuram amenizar o sofrimento dos moradores de rua das cidades onde vivem, por meio de ações como oferecimento de abrigo, distribuição de alimentos e acompanhamento religioso. A doutrina da fraternidade se baseia em três pontos: a adoração a Deus, o amor aos pobres e a missão peregrina. Tomando como exemplo São Francisco, os irmãos e irmãs da Toca de Assis vivem em um regime de humildade e de dedicação aos pobres.

Segundo a Irmã Sorela Maria, responsável pela Toca de Assis em Teresina, o contato com a Defensoria Pública foi feito a partir do momento em que a religiosa manifestou o desejo de reencontrar a mãe. A lembrança que ela tinha era apenas da infância em Fortaleza, quando foi levada para o Rio de Janeiro por familiares do pai e desde então nunca mais teve contato com a família materna.

A irmã Sorela explica que frente ao desejo da religiosa foi buscado o apoio junto à Defensoria Pública do Estado do Piauí, de onde veio a orientação para que procurassem a Previdência Social com a documentação da religiosa, para que fosse feita uma busca nos registros no intuito de encontrar a mãe.

“Só que a Previdência alegou que não podia fornecer a informação por ser sigilosa, daí resolvemos recorrer novamente à ajuda da Defensoria Pública, que por sua vez emitiu ofício à Previdência e, foi através desse documento, que foi possível localizar a mãe da religiosa, já que a mesma recebe benefício do INSS”, explica a Irmã Sorela.

A missionária conta que, segundo os dados do INSS, a mãe da religiosa se encontrava em um município na zona rural do Ceará, mas ao se contactar o Posto de Saúde do local, foi possível descobrir que a mesma já havia se transferido para a capital cearense, onde atualmente reside.

“E foi dessa forma que conseguimos reunir novamente a religiosa e sua mãe. O encontro aconteceu na semana passada, quando nos deslocamos até Fortaleza. Agora elas estão em uma fase de recomeço, o simples fato de chamá-la de mãe tem sido um aprendizado para a nossa religiosa”, diz a Irmã Sorela.

A missionária reconhece que o apoio da Defensoria Pública foi fundamental para o reencontro. “Com certeza foi um apoio muito importante. De grande valia. Sabemos que o trabalho da Defensoria é exatamente este, de ajudar aqueles que mais precisam e não têm condições de arcar com custos financeiros ou não têm a quem recorrer. Essa ajuda inclusive nos deixa uma porta aberta para o desenvolvimento do nosso trabalho na Toca de Assis, que é exatamente atender àqueles que mais precisam e vivem em situação de exclusão”, afirma a Irmã Sorela Maria.

Segundo a defensora pública Irani Albuquerque Brito, da 2ª Defensoria Pública da Família, a orientação de buscar em primeiro lugar a Previdência Social foi exatamente por conta de que, se a mãe em questão fosse beneficiária dos serviços seria um meio de, através do local de pagamento e/ou recebimento desse benefício, se fazer a localização do endereço. Os demais encaminhamentos da DPE-PI são feitos normalmente pela Instituição, na medida em que se fazem necessários e podem ajudar a resolver questões dessa ou de outras naturezas ligadas não só à Família, mas a todas as áreas onde se faça necessária a ação da Defensoria Pública no atendimento aos cidadãos que buscam por seus direitos.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: