Política

Deputado festeja instalação de escola de robótica

a manhã de hoje, dia 28, o deputado Dr. Hélio (PTC) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Esta

Segunda - 28/09/2015 às 22:09



Foto: Caio Bruno/Alepi Deputado estadual Dr. Hélio (PTC)
Deputado estadual Dr. Hélio (PTC)
 a manhã de hoje, dia 28, o deputado Dr. Hélio (PTC) foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) para relatar fatos importantes ocorridos em Parnaíba e, segundo ele, de grande importância para o Piauí. Ele destacou a inauguração da 1ª escola de Robótica naquele município, que foi pioneirismo na ação e mostrando que Parnaíba tem demanda na Educação.

“Temos que avançar e investir mais, no Piauí, em questões da tecnologia de informação. O momento é para tecnologia de ponta, tempo e conhecimento, para que nossos alunos tenham melhor qualificação e poder criar alternativas para problemas, também em outras áreas do conhecimento”, ressaltou o parlamentar.

Ele lembrou da visita da secretária de Educação do Estado do Piauí, deputada Rejane Dias, que esteve em Parnaíba, durante o evento da implantação do projeto de Robótica, e fez elogios à deputada, em relação ao seu desempenho frente a Secretaria de Educação do Piauí. Dr. Hélio disse que o município já tinha sinalizado para o projeto, quando instalou o Polo Tecnológico de Parnaíba. Dr. Hélio lamentou o fato de apenas 2% do alunado, hoje, está propenso a seguir a carreira profissional de professor.
O parlamentar acredita que esse percentual se deva ao fato de o professor ganhar, em termos salariais, 43% a menos do que outras categorias profissionais. “Não há como termos melhores professores se eles não tiverem motivação para a profissão. O Piauí paga acima do piso, mas não é suficiente e temos que reconhecer isso. A educação no Brasil não pode continuar no patamar em que está”, reiterou.

Na visão do parlamentar, a Alepi deve e pode se inserir nessas discussões. Ele disse também que se faz necessário uma avaliação periódica dos professores, para que seja possível identificar se estes estão em condições de repassar conhecimentospara os alunos. Segundo ele, é preciso ainda, mais critérios na escolha de gestores para as escolas públicas do Estado. Dr. Hélio falou sobre a primeira escola militar implantada no Estado e que em breve será inaugurada a segunda escola militar, e a contribuição destas, para a educação, ressaltando que muito em breve Parnaíba será contemplada com uma escola militar. E finalizou dizendo que o primeiro passo para alcançar objetivos, no caso da educação, por exemplo, é reconhecer que o problema existe e que haja determinação em relação as ações direcionadas. “A educação é o caminho que levará o Piauí e o Brasil a avançar na velocidade de que precisam. Temos também valorizar quem produz e incentivar essa produtividade”, disse.

O deputado Marden Menezes (PSDB) parabenizou o Dr. Hélio pelo tema abordado e disse que o Piauí ganha muito com o projeto. O parlamentar se colocou à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance, tanto para o município de Parnaíba e para o Piauí, como um todo. Ao final da fala do deputado Dr. Hélio, o deputado e presidente da Alepí, Themístocles Filho, lembrou da emancipação do município de Esperantina, no Piauí. “Aos esperantinenses, o meu abraço e felicito-os pelos 95 aos de sua emancipação política”, arrematou.

Fonte: Lindalva Miranda

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: