Brasil

Dicas sobre técnicas de reprodução para homens vasectomizados

dicas tecnicas vasectomizados reprodução

Terça - 06/08/2013 às 19:08



Quando o assunto é controle de natalidade, a maioria dos casais opta pela vasectomia ou laqueadura. Porém, vem crescendo o número de homens que desejam reverter a cirurgia para engravidar naturalmente a parceira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2011 -20012, o número de casamentos entre divorciados subiu 3,7%. 

A cirurgia de reversão da vasectomia desobstrui a passagem dos espermatozoides para restabelecer a capacidade de fecundação do homem. O recomendado é que seja feita por um urologista ou um especialista em reprodução humana. O sucesso de uma gravidez depende do intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão. Quanto menor o período melhor o resultado.

Nos casos de vasectomia realizada há mais de 15 anos, a chance de ocorrer uma gravidez natural é menor, mesmo após a reversão. As técnicas de reprodução assistida são as mais indicadas com maiores chances de sucesso.

As causas da infertilidade masculina podem ser variadas: ausência de espermatozóides na ejaculação (azoospermia); baixa produção de espermatozóides (oligozoospermia); alterações na forma e na motilidade dos espermatozóides; doenças cujo tratamento pode causar infertilidade, como o câncer (a radioterapia e a quimioterapia podem afetar o aparelho reprodutor); doenças causadas pela obesidade como diabetes; doenças neurológicas; disfunções sexuais; doenças genéticas; varicocele; uso de drogas, anabolizantes, esteróides ou de certos tipos de medicações como alguns diuréticos e hipotensores.

A prevenção ainda é a melhor forma de evitar o aparecimento de problemas que levam à infertilidade. Adotar hábitos saudáveis como não usar drogas, cigarros e álcool; fazer check up anual; procurar um médico quando aparecer inflamações e infecções que afetam o sêmen; combater o estresse e o excesso de peso melhora a qualidade dos espermatozóides. Homens acima do peso podem sofrer alterações no sistema reprodutivo originárias de doenças causadas pela obesidade.

Tratamento de reprodução assistida mais acessível

Os casais que não podem pagar integralmente por um tratamento de reprodução assistida foi criado o Acesso – programa de inclusão social que oferece desconto de até 50% nos medicamentos para infertilidade – e a possibilidade de abatimento nas despesas médicas.

Criado em 2006, o Programa Acesso conta com o apoio do ProBEM, Merck Serono e de 135 clínicas em 59 cidades brasileiras. Para fazer parte do Programa, o casal precisa ter renda de até R$ 5.800,00 e patrimônio líquido - poupança, conta corrente, investimentos, aplicações somados aos ganhos anuais - de até R$ 120 mil. O primeiro passo é agendar uma consulta em uma das clínicas participantes. No site www.queroterumfilho.com.br ou pelo telefone08 00 771 25 66é possível consultar todas as informações, incluindo a lista das clínicas credenciadas no programa. Após a constatação do diagnóstico de infertilidade, o segundo passo é fazer o cadastramento no site ou por telefone e enviar a documentação ao ProBEM. São necessárias cópias da receita médica atestando que o paciente está apto para iniciar o tratamento de reprodução humana, e da última declaração do Imposto de Renda, individual ou em conjunto, dos cônjuges.

Vale lembrar que o Acesso não oferece desconto para reversão de vasectomia atende, somente, os casos de homens vasectomizados que precisam de tratamento de reprodução assistida.

A cidade de Teresina está na lista de clínicas credenciadas no Acesso. Mais informações no site www.queroterumfilho.com.br ou pelo telefone 0800 771 25 66.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: