Geral

Em 2016, 11.016 idosos foram beneficiados com o Passe Livre

Também foram entregues o total de 3.333 Passes Livres para pessoas com deficiência.

Quarta - 26/10/2016 às 20:10



No período de janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) expediu 11.076 Passes Livres Idoso e 759 segundas vias para a pessoa da terceira idade, oferecendo gratuidade no sistema de transporte coletivo de Teresina.  Para ser beneficiado, é necessário que o idoso tenha idade mínima de 65 anos e apresente cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. 

Segundo o aposentado José Moraes da Silva, de 70 anos, que mora no bairro São João, o cartão Passe Livre é indispensável. “Sempre preciso ir ao centro resolver alguns problemas, até mesmo consultas médicas. Pela minha idade, tenho ido sempre fazer exames de rotinas, e o Passe Livre é super importante”, afirma.

Para adquirir o benefício do passe livre, inicialmente o usuário deve se direcionar ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, onde é feito um cadastro. Em seguida, é encaminhado para SEMTCAS , que agenda data do comparecimento do beneficiário na secretaria para expedição imediata. A Secretaria conta com 17 CRAS, distribuídos nas diversas regiões de Teresina. 

Também foram entregues o total de 3.333 Passes Livres para pessoas com deficiência. Para Maria de Lourdes, mãe de João Lucas de 16 anos, portador de paralisia cerebral, o benefício tem facilitado as consultas do filho. "Só em não pagar passagem já é uma vantagem, agora com o transporte eficiente melhorou mais ainda, as consultas do João ficaram mais fáceis", conta.

O Passe Livre para a pessoa com deficiência deve ser adquirido mediante a cópia do laudo médico que ateste a deficiência, além da cópia da identidade, CPF e comprovante de residência.  “Atualmente, com o cartão eletrônico Passe Livre, as pessoas idosas e com deficiências já podem ocupar os assentos da parte traseira do transporte coletivo, garantindo mais conforto aos beneficiários”, conta a gerente de Proteção Social Básica, Janaína Carvalho.

Outra gratuidade que também beneficia a população é a referente ao convênio firmado entre a SEMTCAS e os cartórios civis, com a emissão de certidão de nascimento, que é emitida na própria maternidade. Em 2016, foram emitidas 6.372 certidões de nascimento. Para adquirir o documento, é necessário certidão de casamento, declaração de nascido vivo e, caso os pais não sejam casados, a identidade de ambos.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: