Economia

Missão japonesa virá ao Piauí para conhecer potencialidades

A promessa foi feita ao governador Wellington Dias na tarde desta sexta-feira (16) pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae

Sábado - 17/09/2016 às 01:09



Foto: Arquivo do Governo do Estado Praia de Ataláia
Praia de Ataláia

Uma missão compostas por representantes do governo e por empresários japoneses fará uma visita oficial ao Piauí, no início do próximo ano, para conhecer de perto as potencialidades e oportunidades de investimentos no estado. A data deverá ser definida até o final deste ano.

A promessa foi feita ao governador Wellington Dias na tarde desta sexta-feira (16) pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, durante o almoço-tarefa promovido, no hotel Intercontinental, em São Paulo, pela Câmara de Comércio e Industria do Japão no Brasil.

Este é o primeiro resultado prático do evento, no qual o governador Wellington Dias apresentou as potencialidades do Piauí para investimento a um grupo de 130 empresários japoneses e 20 empresários que já têm negócios e empreendimentos no Piauí.

Do Piauí, além do governador, participaram do evento os secretários de Planejamento, Antônio Neto; Saúde, Francisco Costa; Mineração, Luiz Coelho; Desenvolvimento Rural, Francisco Lima; Turismo, Flávio Nogueira Filho; e Desenvolvimento Econômico, Nerinho; técnicos do governo estadual e o ex-governador Freitas Neto, representando a Federação das Indústrias do Piauí.

Durante a apresentação, Wellington Dias destacou as áreas da mineração, produção de energia limpa, turismo, agronegócio, tecnológia, infraestrutura, educação e saúde como as que estão abertas e propícias para receber grande investimentos com garantia de retorno.

A Fazenda Sucesso,em Bom Jesus: sucesso e produtividade 

A Fazenda Sucesso,em Bom Jesus: sucesso e produtividade                                                                                     Foto: Arquivo da fazenda

MINERAÇÃO - Na área da mineração, o governador destacou a diversidade da riqueza mineral piauiense, chamando a atenção para as jazidas de calcário, níquel laterítico, ferro, argilas especiais, caulinita, fosfato, gesso, mármore, opala, diamante, rochas para produção de agregados da construção civil (brita, areia) e água mineral.

Wellington também falou sobre o grande potencial para descoberta de novas jazidas de cobre, ouro, níquel, fosfato, esmeralda, rutilo e ilmenita, zirconita, diamante, ferro, bauxita, gesso, platina, água marinha e opala, bem como para descoberta de gás natural e petróleo, com blocos ofertados em leilão pela Agência Nacional do Petróleo – ANP.

O governador mostrou ao japoneses, como exemplo, a região de Paulistana, a 474 km de Teresina, que possui uma reserva de ferro estimada em 400 milhões de toneladas, podendo chegar a 1 bilhão de toneladas do minério.

Ele também mostrou o potencial das jazidas de níquel do município de Coronel Gervásio Oliveira, a 545 km de Teresina, com reservas estimadas em 88 milhões de toneladas e onde estão sendo investidos US$ 50 milhões em pesquisa e instalação de usina piloto para extração e beneficiamento do minério.

Ainda n a área da mineração, o governador destacou as jazidas de opala, em Pedro II, a 195 km ao norte de Teresina, onde está a única reserva de opala nobre do Brasil, e de diamante na cidade de Gilbués, há cerca de 830km da capital, onde já está sendo explorada uma mina de diamantes, com uma jazida estimada em dois milhões de quilates.

4 MILHÕES DE HECTARES PARA PRODUZIR ALIMENTOS -  O governador Wellington Dias ressaltou aos empresários japoneses que agora o Piauí faz parte da nova fronteira agrícola do Brasil denominada de MAPITOBA, que engloba os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Essa fronteira agrícola envolve 33 municípios do Piauí, numa área de mais de 8,2 milhões de hectares e com uma população estimada em 256,6 mil habitantes. O Estado ainda dispõe de três milhões de hectares para ampliar a sua área de produção.

De acordo com o governador Wellington Dias, o Piauí é um dos estados brasileiros com maior potencial de crescimento da produção de soja. A previsão para os próximos dez anos é de aumentar a participação piauiense dos atuais 2% da produção nacional para 6%.

“Na região do MATOPIBA, o avanço na produção chega a 20% ao ano. Nesse contexto, o Piauí ganhou em produtividade com 7.186 quilos por hectares”, disse Dias, acrescentando que o estado tem mais de 4 milhões de hectares de terras devolutas, de boa qualidade para a agricultura, pecuária e produção de alimentos e que o governo está incentivando a venda dessas terras para quem desejar produzir.

ENERGIA LIMPA - Com seus ventos favoráveis, o Piauí é destaque nacional como o estado mais promissor na produção de energia eólica, sendo atualmente o quarto produtor nacional com potencial competitivo de 5,6 Giga Watts.

O governador disse ao japoneses que o Piauí produz atualmente 863 Mega Watts mas, em breve, as usinas eólicas, que estão em fase de implantação, vão produzir 1,22GW. Isso vai levar o Piauí a ser o maior produtor de energia eólica da América Latina nos próximos quatro anos.

O potencial de produção de energia solar do Piauí também foi apresentado para atrair investimento dos japoneses. “Piauí tem um enorme potencial de geração de energia fotovoltaica. As fazendas solares começam a ser instaladas no Piauí”, ressaltou o governador.

Em setembro e novembro de 2015, empresas interessadas ganharam os leilões e vão trabalhar com um modelo instituído pelo governo federal, através da agência nacional de energia elétrica – ANEEL.

Municípios como Picos, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Eliseu Martins, São João do Piauí, Nova Santa Rita e Ribeira do Piauí possuem grande potencial de atratividade de energia solar. Em São João do Piauí, existem sete projetos em fase de instalação e outros quatro em fase de proposição, que podem, juntos produzir 1.600 megawatts. O investimento total será de US$ 300 milhões.

Governador do Piauí,  Wellington Dias, com empresários do JapãoGovernador do Piauí, Wellington Dias, com empresários do Japão                                                                                              Foto: Luiz Brandão

TURISMO E INFRAESTRTUTURA – Outra alternativa de investimentos no Piauí é o turismo. A apresentação do governador mostrou também que o Piauí é uma grande opção turística no Brasil. O Ministério do Turismo classifica o Piauí como destino de ecoturismo, de aventura, de negócios e cultura, destacando as atrações de São Raimundo Nonato, Teresina e a Rota das Emoções.

O governador lembrou que para viabilizar mais investimentos no Piauí, o governo do estado e está executando uma série de ações estruturais fundamentais para a área produtiva. São prioridades a conclusão das obras da ferrovia Transnordestina, a criação da Zona de Processamento e Exportação, obras de saneamento, abastecimento de água, eletrificação, ampliação e manutenção da malha rodoviária e aeroportos regionais.

Ações do governo para melhorar a educação foram tratadas como exemplos para o crescimento do estado. O governador lembrou que o Piauí está sempre aparecendo em nível nacional como referência. “Muitos alunos de escolas públicas do Piauí já ganham medalhas em olimpíadas de química, física e matemática. Essa é uma demonstração da boa qualidade do ensino no estado”, afirmou.

Ao final da palestra, o governador Wellington Dias foi homenageado pela Câmara de Comércio e Indústria do Japão no Brasil. Ele recebeu uma placa na qual é considerado amigo do Japão e aproveitou a oportunidade para convidar a todos para conhecer e investir no Piauí.

Fonte: Luiz Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: