Arte e Cultura

Encontro de Folguedos aberto em grande estilo em Teresina

Na sua 40ª edição, os folguedos tem público estimando em 200 mil pessoas

Sábado - 20/08/2016 às 15:08



Foto: Francisco Gilásio João Cláudio canta Luis Gonzaga
João Cláudio canta Luis Gonzaga

O governador Wellington Dias participou ontem (19) à noite, da abertura dos Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e que prossegue até segunda-feira (22) , na Vila Olímpica do Albertão, zona sul de Teresina.

O evento que está na sua 40ª edição deve ter um público estimando em 200 mil pessoas e reunir mais de 50 grupos culturais de reisado, bumba meu boi, quadrilhas, repentistas e várias apresentações musicais, nos quatro dias de realização. O tema escolhido para essa edição foi o Folclore Piauiense dividido em vários espaços.

Governador participa da abertura dos Folguedos( Foto: Francisco Gilásio)O secretário de Cultura, Fábio Novo , destacou a representatividade do povo e da sua cultura em cada espaço, destacando as nossas lendas, o modo de viver e até mesmo a forma de falar da nossas gente, popularmente conhecida como Piauiês. Para o gestor o Encontro já é uma tradição e revela que o evento mantém a qualidade gastando muito menos.

“Não tenho dúvidas que nós iremos repetir o grande sucesso do ano passado. Aqui nós temos um extrato da produção cultural do Piauí, o reisado, o boi, as quadrilhas, o artesanato, a comida típica, o grafite, é toda uma produção que se reúne na maior festa popular do Piauí, que atrai outros estados. Está aqui, o Pará, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Bahia. Agosto é o mês do folclore e o mês que tem poucos eventos em Teresina, a gente consegue realizar o evento com bastante qualidade, por um preço baixo. O que estamos gastando aqui é metade do que se gastaria no mês de julho”, informou.

O governador Wellington Dias revelou que no início ficou receoso quanto a mudança da data mas hoje vê que foi um escolha muito acertada. " Aqui além da nossa cultura estamos ajudando a movimentar a economia, em um período onde havia pouco ou quase nenhum evento na cidade. O Encontro Nacional de Folguedos é com certeza a maior festa popular do nosso Estado", declara o chefe do executivo.

Governador participa da abertura dos Folguedos( Foto: Francisco Gilásio)

Quem confere o evento gosta do que vê a exemplos da aposentada Maria Ednolia, que veio com a família participar da primeira noite do evento e disse que ficou encantada. " Aqui desde a chegada somos recepcionados por artistas vestidos de lendas piauienses, sentei ali na calçada do Piauiês e pude ver a nossa história e o nosso costume de sentar nas calçadas. Fiquei encantada com as danças e cores. E claro, estou aproveitando para me deliciar com as nossas comidas típicas e aproveitar as bandas que são de muita qualidade, a apresentação do João Cláudio e Orquestra são com certeza uma das coisas mais lindas que já vi em relação ao rei do baião. O melhor é que é um evento feito para a população, aqui estão todos os piauienses representados, independente de classe social" disse a aposentada garantindo que irá conferir outros dias de festa.

No sábado se apresentam Zé Maxixe, Reisinho e Maclaine, Pedro e Benício e Farra da Gordinha. No domingo tem Dandinha e banda, Forró Minamora, Solteirões do Forró e Cavalo de Pau. E na segunda-feira (22), último dia do evento, sobem ao palco Cabeça de Cuia: banda É vip, Rosa Xote, Dorgival Dantas e  Andson Mendonça

Fonte: Tamyres Rebeca/CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: