Geral

Energia precária e problemas fundiários são entraves para o desenvolvi

problema Teresina desenvolvimento energia fraca

Quarta - 20/05/2015 às 00:05



Durante a realização de audiência pública, nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Teresina, para discutir os entraves na produtividade agrícola da capital, o superintendente municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lopes, ressaltou que o fornecimento precário de energia, bem como a falta de titularidade das terras apresentam-se como alguns dos principais entraves para o desenvolvimento da agricultura em Teresina. A cidade possui 83% do seu território composto por zona rural, apta para o plantio.



“Temos 57 projetos comunitários em Teresina, que abarcam 216,4 hectares de terras utilizadas para fins agrícolas. Contudo, a maior parte dessa produção é composta por itens como coentro, cebolinha e alface, oriundos do cinturão verde que foi implantado na capital. Infelizmente, o fornecimento de energia e os problemas fundiários são alguns dos entraves que vêm inviabilizando a expansão da produção agrícola na cidade”, ressalta Paulo Lopes, ao comentar sobre parcerias da Prefeitura para expandir e modernizar a produção local.



A discussão em torno da reduzida produtividade agrícola de Teresina partiu do vereador Inácio Carvalho (PP), proponente da audiência pública, em virtude da maior parte dos hortifrutigranjeiros comercializados na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) ser oriundos de outros Estados. Ao reunir técnicos e representantes do Poder Público, o parlamentar visa buscar soluções para incentivar a agricultura familiar na capital, reduzindo a dependência dos comerciantes em relação aos produtores de outras partes do país.



“É inadmissível uma cidade com tantas terras agricultáveis ficar na dependência de outros Estados para consumo de frutas e verduras. Temos que cobrar do Município e do Governo um maior envolvimento com os produtores, proporcionando mais capacitação e oportunidades para que os pequenos produtores possam gerar emprego e renda. Os gestores têm que ter um instrumento de logística de coleta dos produtos na zona rural, além de darem continuidade às políticas públicas independente da mudança de Governo”, argumenta Inácio Carvalho.



Também participaram da audiência pública Allisson Pego, superintendente da Conab; Sérgio Vilela, assessor técnico do Governo do Estado; representantes da Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Semcom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: