Entretenimento

RACISMO

Loja com manequim preto quebrando vitrine causa revolta em Salvador

A denunciante afirmou ainda na postagem que a suspeita de que o manequim teria sido colocado propositalmente

Quarta - 16/02/2022 às 16:40



A imagem de um manequim preto quebrando a vidraça da loja Reserva, do Shopping Barra, em Salvador, Bahia, causou indignação e gerou denúncia de , na terça-feira, 15 de fevereiro. A marca estaria fazendo uma referência racista na decoração da unidade, uma vez que o manequim preto foi colocado de forma a parecer que estaria quebrando um vidro de acesso ao estabelecimento, supostamente representando um assaltante.

“Isso é sério? É sério que a loja Reserva do Shopping Barra contratou uma pessoa para fazer essa ‘vitrine conceito assalto à loja por um manequim preto com camisa listrada quebrando o vidro da loja’? E aceitou a ‘ideia’ sem questionar?”, disparou a internauta que fez a denúncia, no Instagram.

A denunciante afirmou ainda na postagem que a suspeita de que o manequim teria sido colocado propositalmente nesta situação para parecer um assaltante foi confirmada por um funcionário da loja: “Um manequim chocante assaltando a loja como próprio funcionário falou. O que intriga é o manequim com ação violenta ser preto. Por que não branco, ou de outra cor? Sinto como racismo”, emendou.

A administradora Rafaela Santos, cliente do Shopping Barra, contou ao encaminhou queixa à administração logo após presenciar a cena. Ela se sentiu incomodada por lembrar de uma série de casos em que pessoas negras foram mortas ou sofreram algum tipo de violência ao serem confundidas com bandidos.

Ao Correio 24h, a loja informou que a vitrine, chamada de Loucuras pela Reserva, “jamais teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim de somente divulgar a liquidação da marca”. A loja afirmou que o boneco de cor preta é o mesmo usado do lado de dentro da vitrine e disse que a decoração será desmontada. A Reserva ainda afirmou que repudia o racismo.

O Shopping Barra informou que não vai se manifestar sobre o caso.

Confira o comunicado da Reserva

A vitrine ‘Loucuras pela Reserva’ com o boneco entrando pela parte de fora da vitrine (o mesmo sempre usado normalmente do lado de dentro da vitrine) jamais teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim de somente divulgar a liquidação da marca.

No entanto, se mesmo sem intenção, a vitrine ofendeu a alguém comunicamos aqui que ela será imediatamente desmontada.

Acreditamos na empatia como única forma de viver em sociedade e repudiamos o racismo em todas as suas formas de expressão.

A diversidade e inclusão são valores essenciais de nossa marca.

Fonte: O Fuxico

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: