Política

Escola de Governo capacita 98 servidores em gestão pública

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da ATI

Quinta - 25/08/2016 às 14:08



Foto: Paulo Pincel Entrega de certificados de cursos para servidores públicos
Entrega de certificados de cursos para servidores públicos

Investir na qualificação de pessoal para prestar um serviço eficiente ao público e ajudar no desenvolvimento do Estado. Essa tem sido a missão da Escola de Governo do Piauí, explicou a diretora da Egepi, Janaina Mapurunga, durante entrega, nesta quinta-feira (25), de certificados para 98 alunos  concludentes de cursos realizados no final do ano passado.

O superintendente de Presidência do Estado, Marcos Steiner Rodrigues Mesquita, representou o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, na solenidade, realizada no auditório da Agência de Tecnologia da Informação, no Centro Administrativo de Teresina.

Masrcos Steiner, superintendente de PrevidênciaMarcos Steiner, superintendente de PrevidênciaFoto: Paulo Pincel

“A qualificação é indispensável para a eficiência. Investir em capacitação é  tornar a administração mais ágil, é ganhar tempo, com qualidade nos serviços ofertados pelo Estado. Essa solenidade é mais um passo para o fortalecimento da administração estado e para a valorização do servidor, que é quem faz a administração funcionar”, ressaltou.

“Capacitando, qualificando, reciclando o nosso pessoal, o servidor que já existe, até porque muitos já estão perto de se aposentar, como é o caso da Previdência, e trazendo gente nova, vamos mesclar a experiência com a vontade de aprender”, defendeu Steiner.

Janaína Mapurunga com Marciano OliveiraJanaína Mapurunga com Marciano OliveiraFoto: Paulo Pincel

Janaina Mapurunga lembrou que antes de ser um compromisso de governo e uma atribuição do Estado, a oferta de cursos de capacitação e qualificação cumpre o princípio constitucional da eficiência.

Para tanto, além dos cursos já oferecidos, a Egepi fechou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para realização de cursos de capacitação. Também assinou termo de cooperação com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para oferta de cursos motivacionais.

A diretora agiliza a realização de uma nova turma e um segundo módulo (para quem cursou o primeiro) do curso de Gestão de Políticas Públicas, que “abre o horizonte dos servidores sobre a administração, desde o que é o Estado até o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento para o Piauí”.

Kauê Santos com Henrique Barbosa, da UespiKauê Santos com Henrique Barbosa, da UespiFoto: Paulo Pincel

O controlador-geral do Estado, Kauê Bernardes dos Santos, destacou que desde a sua posse na CGE, em janeiro deste ano, tem dado ênfase à promoção da transparência e à qualificação permanente de servidores, até porque essa é uma atribuição da Controladoria. “Desde o vigia ao controlador, todos temos que participar. E a CGE está à disposição da Secretaria de Administração para continuarmos nessa missão”.

Kauê Santos adiantou que a CGE pretende realizar em outubro, em parceria com a Escola de Governo, o I Fórum de Controle Interno, quando serão ofertados minicursos para qualificação de servidores nessa área.

O servidor da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Marciano Machado de Oliveira, participou dos cursos de gestão em Políticas Públicas, ministrado em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública.

Marciano Oliveira falou em nome dos concludentes, quando ressaltou que o Estado ainda não adquiriu a capacidade de atender plenamente a todas as necessidades do público. Daí a necessidade de se desenvolver estratégias de formação e capacitação, buscando dentro das diversas áreas do conhecimento as soluções para as demandas da sociedade. “Que essa seja uma política permanente de governo, uma ação efetiva do Estado”.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: