Especialista dá dicas sobre educação alimentar no dia a dia

especialista dicas alimentação


No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Momento oportuno para refletirmos sobre os aspectos nutricionais, saúde, bem-estar e qualidade de vida da família.

Para a nutricionista, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aliança, Conceição de Maria Aguiar Carvalho (CRN - 3334), a vida atribulada de hoje em dia, repleta de compromissos, atividades e obrigações, faz com que grande parte da população se descuide do quesito alimentação.

Segundo a coordenadora, o fato de muitas pessoas fazerem suas refeições fora de casa, devido à crescente necessidade de permanecer o dia inteiro no trabalho, é refletido diretamente na qualidade de vida. Com o acesso a alimentação diferente, somos inundados por produtos que têm pouco valor nutritivo.

“Estão, cada vez mais, fazendo uso de alimentos processados, ricos em gordura ou com excesso de sódio e açúcar simples. Argumentam não dispor de tempo para a prática do exercício físico. Tudo isso contribuí para que se tornem vítimas em potencial de grande número de patologias. Estamos constantemente sendo alertados a cerca dos males causados pelas doenças crônicas como a Obesidade, Diabetes Mellitus e Doenças Cardiovasculares”, afirmou.

De acordo com a nutricionista, uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou números alarmantes sobre alimentação: a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país. Ela acrescentou que outro dado importante apresentado foi o de que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

“É importante lembrar-se da importância da aquisição e manutenção de hábitos alimentares saudáveis como o menor consumo de alimentos processados, o aumento da utilização de frescos e naturais e prática sistematizada de exercício físico", afirmou.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: