Piaui Hoje





Brasil

Educação

Especialista dá respostas para principais dúvidas após resultado do Enem. Confira

Atualizado em 23/12/2011 - 06:49 h
Tamanho da fonte: 15    
 O Ministério da Educação não divulga a pontuação atribuída a cada questão, mas apenas a nota geral de cada candidato por área. Segundo o governo, a Teoria da Resposta ao Item dá margem para o que é, na verdade, falta de transparência. Algumas das dúvidas mais frequentes colocadas no twitter, no entanto, podem ser respondidas ao menos parcialmente.

Veja exemplos:

@Thaynaferreiira
o ano passado os acertos da minha mãe foram menos e a nota foi boa e esse ano ela acertou mais e a nota foi baixa, pq?
Em 2011 a prova do ENEM foi mais fácil que no ano anterior. Como a nota é calculada pela distância entre os acertos de cada aluno em cada área para a média de acertos dos candidatos concluintes do ensino médio, e todos acertaram mais questões este ano, a nota da sua mãe pode mesmo ser menor apesar do aumento de acertos.

@valeska_ili
alunos de escola pública tem "bônus" no ENEM?
Algumas Universidades promovem programas de inclusão, como bônus ou cota para alunos de escolas públicas e/ou afrodescendentes.

@guicanesin
tem como pedir revisão da nota?
Infelizmente, e injustamente, o MEC não aceita revisar as notas do Enem. Todo ano a correção de Redação provoca polêmica.

@JoFernandes_ Joab
como fazer pra calcular a média no Enem?
Em geral, as Universidades somam as notas e dividem por 5, mas algumas podem dar peso maior para algumas das provas ou para a Redação. É necessário esperar o Sisu e postar seus dados para ver cálculo.

@KAAH_OLIVEIIRA
Como se calcula o Peso 2 da redação?
Se a sua universidade, ou seu curso, vai dar peso 2 para a redação, some a nota das 4 provas mais duas vezes a nota da Redação e divida por 6.

@VePavanelli
Como saber claramente se fomos aprovados ou não. No meu caso quero saber a nota para conclusão do ensino médio. Obrigada!
Quem fez o ENEM para conseguir um Certificado de Conclusão do Ensino Médio precisa de nota mínima 400 em cada prova objetiva e mínima 500 na Redação. Se não conseguiu estas notas mínimas em qualquer prova, ou na Redação, poderá tentar outra vez no próximo ENEM.

@RayannaAF
Como pode eu fazer 40 questões em linguagens e tirar 658.2???
A nota do ENEM é calculada por desvio padrão. Para os alunos que acertam, em uma área, o mesmo número de questões que a média dos alunos concluintes do Ensino Médio, a nota é 500. Como em Linguagens os candidatos acertam mais questões que nas outras provas, cada questão acertada a mais que a média tem peso menor. É bom lembrar que nenhum aluno fará nota 1000 em uma prova, a não ser na Redação.

@rhupereira
Para conseguir bolsas, descontos e outros é preciso ter quanto na nota do Enem, na maioria das vezes?
Ainda não dá pra sabermos qual nota é boa, mas o aluno precisa pelo menos precisa estar acima da média de acertos, que é a nota 500.

@doug_lourenco
quando começam as inscrições para o Sisu e para o Prouni?
O Governo está tentando fazer uma agenda positiva, principalmente por causa da saída do Ministro da Educação para concorrer à prefeitura de São Paulo. Por isto, as notas, que estavam previstas para dia 4 de Janeiro, saíram adiantadas. As inscrições para o SISU começam segunda feira, dia 26/12. A expectativa, agora, é que o Prouni abra inscrições na primeira quinzena de Janeiro.

@AmandiiFrei
as notas de corte desse ano devem ser similares às do ano passado?
O aumento de mais de 20 mil vagas disponíveis, este ano, no Sisu e a prova mais fácil, que fez cairem as notas médias, indicam que este ano teremos notas de corte menores. É importante o aluno lembrar que quase metade de quem passa na primeira chamada não vai fazer inscrição e que ele poderá ser aprovado em outras chamadas com notas bem menores que as de corte.

@PsychoForOption
Não posso usar o Enem do ano passado pra concorrer a vagas esse ano, ne?
O MEC prometeu varias vezes, mas ainda não permite usar notas anteriores para concorrer no Sisu e no Prouni. Para o Sisu que abre segunda feira, dia 26, por exemplo, só será aceita a nota do Enem deste ano.

@Brehdu
qual o critério de correção das redações? Conheço pessoas ótimas em redação que tiraram média baixa
Considero que os critérios para correção da redação ainda são bastante subjetivos, e muita gente que faz um bom texto recebe nota baixa. O MEC precisa ter critérios objetivos para a correção da redação para que ela deixe de prejudicar milhares de alunos que depositam seus sonhos na prova do Enem. Tenho um artigo explicando melhor o que seria mais justo, e pedagógico, na correção da Redação em uma das minhas colunas no IG Educação. Sugiro que leiam o artigo e tirem suas conclusões.



@MaylonToni Maylon Toni Ferreira
Onde eu devo comparecer para pegar o certificado do Ensino Médio?
Você deve procurar a instituição certificadora mais próxima de sua casa. Faça isto rápido, por que com esta nota tambem da pra concorrer a uma vaga no Prouni e/ou no Sisu. Se conseguir uma vaga vai precisar deste certificado para a matricula.

@yuribarreira yuri barreira
se eu acertei mais questões em ciências humanas que em matemática pq minha nota de matematica esta maior?
A nota do Enem é calculada pela distância da média de acertos dos alunos concluintes do ensino médio. Como em Matemática estes alunos têm uma média de acertos menor do que em Humanas, cada questão que você acerta a mais tem um peso maior no cálculo. É uma conta difícil, feita por desvio padrão. Quando o MEC anunciar a maior nota de cada matéria, você verá que a maior nota de Matemática será superior a maior nota de Humanas, mesmo que nos dois casos os alunos acertem 45 questões de cada prova. Você também verá que nenhum aluno atingirá nota máxima 1000.

@Thaynaferreiira
e se no caso a pessoa não conseguir 400 em só em uma prova e passar nas outras e na redação, ele não ganha o certificado?
Se não conseguir o mínimo de 400 em qualquer uma das provas, ou 500 na Redação, não tem direito de requerer o Certificado do Ensino Médio. Terá que tentar em outras edições do ENEM.

@beatraetta_ b ¿
repeti de ano na escola por matemática, e no enem tirei 733 em matemática, será que adianta levar lá pra me passarem? rs
Certamente sua escola cobrou de você, em Matemática, muito mais do que os conteudos necessários para esta etapa da educação. Sua nota, bem acima da média nacional, demonstra que você está apta a seguir em frente no Ensino Superior, até mesmo em cursos de exatas. Isto é uma herança dos vestibulares tradicionais, que exageram nos conteúdos e acabam pautando o que é ensinado no ensino médio. Ou então você faltou demais nas aulas e não contou pra gente nestes 140 caracteres.

@Maanu_L EmanuellyAbrantes
Queria saber se realmente haverá enem em Maio? Ou só são especulações?
O MEC anunciou que em 2012 teremos duas edições do ENEM e que a primeira será no último final de semana de Abril.

@Meerks
por que esse ano as notas estão tão baixas? Conversei com várias pessoas e todas foram mal
É simples. A prova de 2011 estava bem mais fácil que a de 2010. As notas divulgadas hoje não são absolutas, são calculadas por desvio padrão. Quando um aluno acerta o mesmo número de questões que a média dos concluintes do ensino médio, ele tira 500 naquela prova. Cada questão que ele acerta a mais faz a nota aumentar. Com a prova mais fácil, a média de acertos foi maior, e aí sobram menos questões para serem acertadas entre a média e total (45) de questões. Com a prova mais fácil, a notas caem, e não o contrário como ocorre em provas em que a nota é proporcional aos acertos absolutos.

Lembre que a nota nas 4 provas objetivas não é uma escala de 0 a 1000, mas sim um cálculo de sua distancia para a média de acertos dos alunos concluintes do ensino médio. A média, que o Enem estabelece como 500, não é acertar metade das questões da prova e é diferente em cada uma das áreas. Ela pode, por exemplo, ser 16 em Matemática, 17, em Natureza, 19 em Humanas e 23 em linguagens.

@catu_lima Maurício Catureba Li
vc sabe onde eu encontro as notas de corte do sisu do ano passado?
O MEC não divulga oficialmente as notas de corte. Em geral, só quem sabe é o último colocado, na primeira chamada, de cada um das centenas de cursos disponíveis. E mesmo que alguém conseguisse reunir todas estas informações não há possibilidade de usar as notas de corte do ano passado como


Fonte: IG  |  Editor: Orlando Portela

Comentarios



Assine nosso newsletter




© 2014. | Piauí Hoje | Todos os direitos reservados. Emails para contato: redacao@piauihoje.com - comercial@piauihoje.com - financeiro@piauihoje.com Rua Dr. Ocílio Lago - 1197 - Ininga - Teresina(PI) - CEP - 64048-025 - Telefones do Piauí Hoje: (86)3237-1000 e (86)9987-9655