Geral

Esqueleto da Idade da Pedra revela \'profissão\' mais antiga do mundo

profissão antiga esqueleto mostra

Quinta - 16/07/2015 às 23:07



Foto: reprodução Ilustração mostra homem da idade da pedra
Ilustração mostra homem da idade da pedra
 Qual é a profissão mais antiga do mundo? Se você lembrou do ditado popular e pensou na prostituição, então errou. Um esqueleto encontrado em 1988 nas Dolomitas venezianas — cadeia de montanhas ao norte da Itália — traz uma surpreendente revelação: na Idade da Pedra os homens já cuidavam de seus dentes.

O esqueleto em questão mostra o mais antigo “tratamento” dentário de que se tem notícia, feito há 14 mil anos atrás, no período Paleolítico. A “operação” em questão foi um buraco tampado no terceiro molar inferior do homem. Houve inclusive a utilização de ferramentas afiadas para realizar a “operação”.

“A descoberta nos mostra que, desde o final do Paleolítico, o homem já estava ciente da natureza prejudicial que tem uma cavidade de dente infectada. A partir disso, eles sabiam da necessidade de intervir nesse problema com ferramentas para remover a infecção”, explica Stefano Benazzi, coordenador da pesquisa.

Os pesquisadores apontam também que a utilização desse tipo de prática pode ter evoluído a ponto de chegar na atual escovação de dentes. Segundo eles, pode ser que essa operação rudimentar tenha sido a percursora da utilização de galhos e ossos para remover resíduos de alimentos entre os dentes, mantendo a higiene oral — e chegando, finalmente, às escovas de dentes atuais.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: